Mingau, baixista do Ultraje a Rigor, passa por procedimento de traqueostomia
Um novo boletim médico divulgado nesta terça-feira (12/9) informou que Mingau, o baixista do Ultraje a Rigor, passou por um procedimento de traqueostomia. O artista segue em estado grave e internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital São Luiz do Itaim, em São Paulo.
"O Hospital São Luiz do Itaim, da Rede D'Or, informa que o paciente Rinaldo Amaral (Mingau), segue internado em Unidade de Terapia Intensiva. Na tarde desta segunda-feira (11/9) foi realizado procedimento de traqueostomia (abertura frontal da traqueia com inserção de cânula)", declarou a equipe médica no documento.
Os profissionais de saúde também explicaram que os sedativos de Mingau estão sendo reduzidos aos poucos: "O paciente segue sob ventilação mecânica. Desde o último sábado (9/9), a equipe do setor de terapia intensiva do São Luiz vem reduzindo gradativamente as drogas sedativas. O paciente segue recebendo suporte clínico e o quadro permanece grave, mas estável".
Situação clínica
Nos últimos dias, Mingau foi submetido a duas intervenções cirúrgicas para controlar a pressão intracraniana. A primeira operação ocorreu devido à suspeita de uma bala alojada no crânio, o que posteriormente foi descartado pelos médicos. Já na segunda-feira (4/9), o baixista passou por um procedimento chamado "craniectomia descompressiva", que durou aproximadamente duas horas e meia.
Seu estado de saúde ainda é considerado grave, com incertezas sobre possíveis sequelas. A bala atingiu a região frontal esquerda do crânio, área responsável por funções motoras, como linguagem e visão.