Ministério da Saúde amplia faixa etária para vacina da dengue em doses prestes a vencer; veja regras
A pasta frisa que tal medida é "temporária e excepcional"; Brasil já passa os 6 milhões de casos prováveis de dengue este ano
O Ministério da Saúde publicou uma nota técnica, na noite de sexta-feira, 21, em que amplia a faixa etária elegível para receber a vacina contra a dengue distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ampliação poderá ser feita de maneira gradual, usando imunizantes com vencimentos previstos para os dias 30 de junho e 31 de julho.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Atualmente, a vacina da dengue está disponível para crianças de 10 a 14 anos. Nos estados que possuam municípios que ainda não receberam doses do imunizante, o que será feito é um remanejamento da vacina para contemplar essas cidades, mantendo a faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde.
Mas naqueles estados em que todos os municípios foram contemplados, será feita a ampliação da faixa etária, da seguinte forma:
- As doses poderão ser aplicadas em pessoas da faixa etária de 6 a 16 anos de idade, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde;
- Em caso de necessidade, se os dois procedimentos anteriores forem comprovadamente insuficientes, esta estratégia poderá ser ampliada até o limite etário especificado na bula da vacina dengue, que compreende dos 4 aos 59 anos 11 meses e 29 dias de idade, conforme a disponibilidade de doses no município com vencimento em junho e julho de 2024.
Na nota técnica, a pasta frisa que essa medida é "temporária e excepcional".
Segundo o boletim mais recente divulgado pelo ministério, na tarde de sexta, o Brasil contabilizava mais de 6 milhões de casos prováveis de dengue, 4.060 mortes confirmadas pela doença e outras 2.787 em investigação.