Ministério da Saúde já se prepara para a hipótese de epidemia de dengue, diz jornalista
Brasil registrou mais de 240 mil casos prováveis de dengue em 2024, aponta balanço do Ministério da Saúde divulgado na terça-feira, 30
O Ministério da Saúde se prepara para a hipótese de enfrentamento a uma epidemia de dengue, afirmou a jornalista Eliane Cantanhêde do Em Pauta, da Globonews. Até esta quarta-feira, 31, o ministério registrou mais de 240 mil casos prováveis de dengue e 24 mortes confirmadas em decorrêcia da doença.
A maior parte dos casos está concentrada no Distrito Federal e em Estados como Minas Gerais, Acre, Paraná, Goiás e Espirito Santo. Segundo Cantanhêde, autoridades do DF já trabalham com a hipótese de epidemia e se preparam para o enfrentamento à doença. "A informação, que ainda não é oficial, é que sim, o Brasil está à beira de uma epidemia de dengue, isso já está muito próximo no Distrito Federal e em Minas Gerais", disse a jornalista.
A ministra Nísia Trindade Lima visitou, nesta quarta, tendas de atendimento à pacientes com suspeita de dengue em Ceilândia, a 31 km de Brasília. A jornalista aponta que os centros provisórios receberam o reforço de militares. "Uma operação de guerra para evitar que a coisa saia do controle", citou Cantanhêde.
O aumento dos casos de dengue acompanha o início do período de chuvas e altas temperaturas pelo Brasil, intensificados pelas mudanças climáticas provocadas pelo El Niño. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também emitiu um alerta para o aumento das arboviroses, como dengue, zika e Chikungunya.
Um repasse de R$ 256 milhões do Ministério da Saúde para Estados e municípios também foi realizado para ajudar no enfrentamento à dengue, como medida de prevenção e controle.
Segundo relatório atualizado do Ministério da Saúde, há 243.721 casos prováveis de dengue registros até esta quarta. Também há 163 mortes sob investigação e 24 óbitos por dengue confirmados.