Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Miopia: saiba mais sobre a doença da visão

A condição tem apresentado uma incidência crescente em crianças

10 out 2024 - 17h56
Compartilhar
Exibir comentários

A miopia é uma doença que implica em alterações nas estruturas dos olhos, resultando em uma dificuldade para enxergar de longe. Isso acontece porque o míope tem um olho um pouco maior do que o comum, fazendo com que a imagem se forme antes da retina. A condição atinge adultos e crianças, e pode se manifestar em um ou nos dois olhos.

O uso de óculos pode ser indicado para o tratamento daqueles que tem miopia / Foto: Shutterstock
O uso de óculos pode ser indicado para o tratamento daqueles que tem miopia / Foto: Shutterstock
Foto: Saúde em Dia

Segundo a oftalmopediatra do CBV-Hospital de Olhos, Mayra Melo, esse problema visual se corrige com lentes negativas. Atualmente, estima-se que 30% da população seja míope, e o número deve crescer nos próximos anos, segundo projeções. A estimativa é de que em 2050 em torno de metade da população deve apresentar miopia em algum grau.

Esse cenário possui alguns possíveis agravantes, como o uso frequente de telas próximas aos olhos. Esse hábito tem se tornado comum e atinge principalmente as crianças que estão em fase de desenvolvimento. Além disso, a incidência da doença também se condiciona por fatores genéticos.

"A gente sabe que se a criança tem um dos pais míopes, a chance dela ser míope é três vezes maior que a população. Se os dois pais forem míopes, a chance é sete vezes maior que a população geral.", explica a especialista.

A condição é a principal causa de perda de visão previsível e afeta diretamente a evolução visual das crianças. Por isso, é fundamental realizar os exames oftalmológicos com regularidade, além de controlar o tempo de tela e estimular a execução de atividades ao ar livre. 

O que dizem estudos recentes

De acordo com um levantamento internacional publicado pela revista científica British Journal of Ophthalmology, os casos de miopia triplicaram entre 1990 e 2023. Os autores também apontam que esse crescimento foi ainda mais evidente após a pandemia de covid-19.

Tais índices podem se justificar pelos momentos de lockdowns e isolamento, quando as pessoas permaneceram em ambientes fechados por longos períodos de tempo, prejudicando a visão de crianças e adolescentes. Esse público tende a ser mais afetado, pois os jovens tensionam os músculos oculares com frequência em decorrência dos estudos e do maior uso de eletrônicos. 

A miopia se manifesta predominantemente durante os anos de ensino fundamental, e tende a piorar até que o olho pare de crescer. Isso porque os jovens tensionam os músculos oculares com mais frequência devido ao uso de livros e telas. 

Quais são os sinais da miopia?

  • Dificuldade para ler à distância
  • Dores de cabeça frequentes
  • Esfregar muito os olhos
  • Necessidade de se sentar próximo a telas
Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade