PUBLICIDADE

Mitos da saúde oral: Creme dental precisa mesmo fazer espuma?

Acompanhe 3 mitos sobre saúde oral explicados por um especialista

18 ago 2023 - 06h15
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

Para garantir a remoção completa dos detritos alimentares e da placa bacteriana, é necessário saber escolher corretamente os dois produtos básicos (creme e escova dental), além de outros que complementam a higienização dos dentes e da língua. No entanto, existem ainda muitos mitos relacionados à escolha desse ‘kit básico’ de saúde oral. 

Consultamos o cirurgião dentista Hugo Lewgoy, especialista, mestre e doutor pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e consultor científico da Curaden Swiss, para desmistificar os três principais mitos a respeito desses produtos.

Mito 1: O creme dental deve fazer espuma

Segundo Hugo Lewgoy, o creme dental não precisa fazer espuma para higienizar corretamente os dentes. 

“O que deve promover a desorganização da chamada placa bacteriana ou biofilme oral é a escova dental e não a pasta ou gel. Para muitos, a espuma do creme dental é sinônimo de limpeza, mas isso não é verdade. Na realidade, um creme dental que forma uma grande quantidade de espuma pode prejudicar a saúde oral, pois a espuma é resultado da presença de Lauril Sulfato de Sódio (LSS) na composição, que também é incorporado nesse tipo de produto para facilitar a limpeza e conferir sensação de frescor”, diz o especialista. 

“Mas a substância é um tipo de surfactante (detergente) que prejudica o paladar, resseca a mucosa oral e favorece a descamação epitelial, com consequente formação de saburra lingual e surgimento de mau hálito. Além disso, o LSS está relacionado ao aparecimento de aftas”, explica. 

O Lauril Sulfato de Sódio também pode aparecer nos rótulos dos cremes dentais com o seu nome em inglês, Sodium Laryl Sulphate (SLS). Então o ideal é prestar atenção e optar por produtos que não contam com essa substância na fórmula, como os cremes dentais Be You, Enzycal e Herbal Bliss, que, além de serem livres de LSS, são formulados com um componente enzimático que ativa a ação protetora natural da saliva.

Mito 2. Escova de dente precisa ter cerdas duras

Muitas pessoas acreditam que escovas dentais com cerdas duras são mais eficazes na higienização dos dentes, o que não é verdade. 

“Na realidade, o recomendado é optar por cerdas ultramacias, pois o uso de escovas dentais com cerdas rígidas pode provocar retração gengival e desgaste do esmalte dental, que é responsável pela proteção dos dentes. Isso pode levar ao aumento da sensibilidade dentária e favorecer o surgimento de cáries”, diz o especialista. 

Cerdas feitas com nylon, material comumente usado nas escovas dentais, tendem a ser mais rígidas. 

“Mas hoje é possível encontrar no mercado escovas dentais que utilizam outros tipos de fibras, como o Curen, que é mais fina e ultramacia para garantir uma escovação eficiente e atraumática, desorganizando totalmente a placa bacteriana sem causar injúrias ou traumatismos nos dentes e gengivas. Essa fibra pode ser encontrada em escovas como a CS 5460 Ultrasoft, da Curaprox”, sugere o especialista.

Mito 3. A quantidade de cerdas na escova dental não importa

A quantidade de cerdas de uma escova dental está diretamente relacionada a sua eficácia, segundo Hugo Lewgoy.

“Quanto mais cerdas, maior é a eficácia da escovação e menor é o acúmulo de placa bacteriana no dente. Além disso, uma grande quantidade de cerdas ajuda a eliminar os espaços existentes entre os tufos, assim impedindo o acúmulo de sujeiras e restos de alimentos que podem favorecer a proliferação de microrganismos nocivos à saúde”, diz. 

O recomendado é optar por uma escova dental que conte com um número de cerdas acima de 5 mil. Mas atualmente já existem opções no mercado com uma quantidade muito superior de cerdas. 

Por exemplo, hoje, a escova com maior número de cerdas no mercado é a Escova Curaprox Velvet, que conta com 12.460 cerdas ultramacias para formar uma superfície extremamente eficaz na limpeza dos dentes sem perder a suavidade e delicadeza.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade