Modelo "Ken humano" conta drama do hidrogel: filme de terror
Celso Santebañes tem sofrido do mesmo problema de Andressa Urach. Ele também aplicou a substância nas pernas e passará por uma cirurgia nesta semana
As fotos chocantes da modelo Andressa Urach, divulgadas na última segunda-feira (5), devem servir de alerta para quem decide passar por procedimentos estéticos sem informações. É isso que defende o modelo brasileiro Celso Santebañes, conhecido como "o boneco Ken humano", que diz que também aplicou o hidrogel - substância que causou uma infecção em Andressa no fim do ano passado e colocou em risco suas pernas - e passará por uma cirurgia para retirar o produto.
O que é hidrogel e quais os riscos à saúde? Saiba aqui
Siga Terra Diversão no Twitter
Por telefone, de Minas Gerais, Celso falou ao Terra sobre o drama que tem vivido. "Nesse momento, eu não estou bem. É muito complicado falar sobre isso, estou passando por um momento muito difícil", admitiu, enquanto se prepara para uma semana penosa, que terminará na mesa de operação, quando os médicos tentarão retirar 40% do hidrogel que não foi absorvido pelo seu corpo. O modelo, que disse ter aplicado 150 ml do produto em cada perna há três anos, hoje sofre com feridas e inflamações, além de febre. "Agora tenho que passar por esse processo de desinflamação total, porque se eu operar agora, isso pode piorar", adverte.
O objetivo inicial da aplicação era "tonificar" as pernas. A operaçãos seria mais um dentre as muitas realizadas por Celso, que também realizou outros procedimentos no rosto, para ficar o mais parecido possível com o boneco Ken, conhecido como "namorado" da Barbie. Hoje, no entanto, ele reconhece que não tinhas as informações necessárias para aplicar o produto e se diz uma vítima de seu médico, que será processado enquanto ele se recupera.
Terra - Celso, como você está nesse momento?
Celso Santebañes - Nesse exato momento eu estou com febre, um pouco tonto, dopado, internado em casa. O tratamento vai ser realizado com uma série de injeções nas minhas coxas pra depois desinflamar pra retirar o hidrogel. Só que agora nesse momento tenho que passar por esse processo de desinflamação total, porque se eu operar agora, isso pode piorar. Então essa semana, até sexta-feira, eu já vou me internar para fazer a operação. É um processo bem lento e eu tô num mal estar muito grande, tanto física quanto psicologicamente.
Terra - Quando você percebeu que teria problemas com o hidrogel?
Eu comecei a ver isso há mais ou menos dois meses atrás, quando eu comecei a sentir umas câimbras. Eu imaginava que era de exercício físico, porque eu tava correndo na esteira, enfim. Eu jamais ia imaginar que era do hidrogel que eu apliquei nas coxas. Só que, passados dois meses, começaram a aparecer pequenas feridas. Isso começou a coçar, aí passaram duas semanas e surgiu esse negócio da Andressa na mídia. Eu fiquei desesperado, porque pensei "se aconteceu com ela, vai acontecer comigo também". Aí apareceram alguns hematomas nas coxas, algumas feridinhas, mas meu cirurgião plástico disse que eu precisava só tomar remédios que ficaria tudo bem. Mas de três semanas pra cá, as manchas começaram a aumentar, eu comecei a ter febre e agora tô me sentindo muito mal.
Terra - Você acompanhou o caso da Andressa Urach? Como reagiu a tudo isso?
Sim. Eu não tenho muita intimidade com a Andressa, mas temos a melhor amiga em comum [a estilista Jennifer Pamplona], que também está passando por um momento muito complicado, porque ela também colocou. Eu tô apreensivo, porque ela é um caso e eu sou outro completamente diferente, mas lógico que eu estou bem melhor em saber que ela tá bem, porque independente de qualquer coisa eu desejo o melhor pra ela. Eu espera encontrá-la daqui a algum tempo e rir de tudo isso. Rir e falar que vencemos esse filme de terror.
Terra - Você se sentiu arrependido ou enganado?
Sim, eu me senti superenganado com meu médico. Em nenhum momento ele chegou pra mim e disse "Celso, você vai sofrer consequências daqui uns anos". Ele não passou isso pra mim, inclusive ele vai ser processado, meu assessor já está tomando providências sobre isso. Eu me sinto uma vítima, particularmente. Eu jamais colocaria um produto que me causaria consequências. Nesse momento a real é que eu não estou bem, muito abalado mesmo e extremamente arrependido.
Terra - Você acha que essa exposição na mídia pode ajudar outras pessoas a não cometerem o mesmo erro?
Eu acho que eu tenho que expor mesmo, agora eu já tô na mídia mesmo, e nós que trabalhamos com a nossa imagem, nós temos satisfação para dar aos nossos fãs e admiradores, e até para os críticos também. Que sirva de exemplo, de um certa eu gosto de me sentir exemplo, para as pessoas não fazerem o que eu a Andressa fizemos. Eu acabei virando manchetes no mundo todo por causa disso, só que eu não esperava que ia acontecer isso comigo, esse problema do hidrogel.
Terra - Todo esse processo fez você repensar sobre a importância que a estética desempenha na sua vida?
Olha, isso me fez dar uma repensada, mas creio que eu sou uma vítima dessa caso, então eu não vou julgar os outros procedimentos cirúrgicos que eu fiz por causa desse problema com o hidrogel, porque ele foi aplicado em mim sem uma informação concreta do profissional, eu fui enganado. Agora, os outros médicos que fizeram intervenções cirúrgicas em mim, ocorreu tudo bem. Então uma coisa não tem nada a ver com a outra. Mas eu estou mais cuidadoso agora e vou pensar duas vezes antes de fazer mais uma cirurgia plástica.