Modificação do estilo de vida proporciona benefícios à saúde
As mudanças precisam de acompanhamento profissional para o paciente ser cuidado da melhor forma possível
A influenciadora digital Kéfera compartilhou nas redes sociais que mudou o estilo de vida com alimentação equilibrada e exercícios diários para manter o físico saudável. A jornalista e apresentadora Patrícia Poeta fez uma reeducação alimentar para ter mais qualidade de vida. Já o humorista Márvio Lúcio, conhecido como "Carioca", após alterações em seus exames, também optou por priorizar a saúde e modificar hábitos. Ele fez um tratamento para perder gordura e aprender a se alimentar melhor, além de incluir treinos físicos.
De acordo com o cardiologista Frankel Brandão (CRM-MG 50.917 e RQE 38.512), pós-graduado em Medicina Ortomolecular e em Nutrologia e Medicina do Esporte, a saúde da maioria dos brasileiros está comprometida, pois grande parcela da população é sedentária e possui hábitos prejudiciais, como uso de tabaco, álcool, falta de equilíbrio na alimentação e outras condições. "É importante repensar as escolhas diárias, fazer acompanhamento médico e receber a orientação adequada para a modificação do estilo de vida e ações que levam o paciente a ter uma ótima qualidade de vida e, claro, uma longevidade saudável", afirma.
Segundo o médico, mudanças podem significar um processo bastante intenso na vida de algumas pessoas, no entanto, quando se trata de transformações no estilo de vida, alimentação saudável, prática de atividade física regular e cuidado com a saúde mental devem ser levadas a sério. Ele explica que o indivíduo, ao procurar ajuda para a modificação do estilo de vida, fará um diagnóstico sobre o seu estado e condição física atual. "Disponibilizamos direcionamentos para a prática de exercícios físicos, atividades de relaxamento, higienização do sono, opções de substituições para diversos tipos de alimentos e outras questões", aponta.
Entretanto, o especialista salienta que é preciso o paciente ter vontade de realizar a mudança, estando disposto a participar dos programas e seguir as orientações que serão passadas. Como lembra Frankel, todos os recursos são individualizados, personalizados, conforme o objetivo e necessidade de cada indivíduo.