Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mortes por covid caem pela segunda semana consecutiva em SP

Na última semana epidemiológica, houve diminuição de 9% das vítimas fatais do coronavírus, com 152 mortes a menos no período

24 ago 2020 - 14h07
(atualizado às 14h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Pela segunda semana consecutiva, o Estado de São Paulo registrou quedas nos números de óbitos e novas infecções pela covid-19. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, foi registrada uma diminuição de 9% no número de mortes pela doença na comparação com a semana anterior. De acordo com os dados apresentados na coletiva de imprensa desta segunda-feira, 24, essa diminuição foi registrada em todas as regiões, no mesmo período.

"Essa queda nos conforta, porque estamos falando em vidas que estão sendo poupadas. Mas repito o que já disse aqui: não é hora de celebrarmos nem comemorarmos nada", afirmou o governador João Doria (PSDB). Esta foi a primeira coletiva de imprensa com participação presencial do governador, após ele ter testado positivo para o coronavírus e passado 10 dias em isolamento social.

João Doria (PSDB), governador de São Paulo, em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes
João Doria (PSDB), governador de São Paulo, em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes
Foto: Divulgação / Governo do Estado de SP / Estadão Conteúdo

Ao todo, o Estado teve 152 mortes a menos em relação à semana anterior, registrando 1.612 óbitos entre 16 e 22 de agosto. Na capital, houve uma diminuição ainda maior, de cerca de 19% das vítimas pela covid, com 96 óbitos a menos no mesmo período. Já no dado total entre o interior e o litoral, a queda foi de 4%, com 53 mortes a menos que a semana anterior.

Já sobre casos, houve uma queda de 32%, com redução de 3.440 infecções na média móvel durante a semana de 22 de agosto . "Mesmo com o aumento do número de testes, tivemos redução nas médias", reforçou João Gabbardo, coordenador executivo do centro de contingência da Covid-19.

O índice de ocupação dos leitos manteve-se abaixo dos 60% pela terceira semana consecutiva, em todas as regiões. O balanço desta segunda-feira mostra uma taxa de ocupação de leitos de UTI de 55,6% no Estado e de 53,7% naGrande São Paulo. Estão internados em leitos de UTI 5.039 pacientes e em enfermaria são 6.120 pessoas, entre casos confirmados e suspeitos.

Nas últimas 24 horas, foram registrados apenas 38 novos óbitos pela covid e 2.351 novas infecções, mantendo o padrão de números baixos das segundas feiras, quando há um atraso nos registros por causa dos finais de semana. No total, no entanto, o Estado de São Paulo continua sendo o epicentro da doença e tem os maiores números absolutos do País, com 756.480 casos confirmados e 28.505 mortes.

Na última semana, a média de testes no Estado superou os 40 mil testes diários, dos quais 14 mil são feitos exclusivamente pela rede pública. De acordo com Doria, esse é o maior volume de testagem em toda a América Latina.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade