Mulher com cabeça fumegando chama atenção: por que isso acontece?
Uma publicação feita por uma escritora americana mostrou uma pontinha da sensação tida por mulheres que atravessam a transição hormonal.
A escritora norte-americana Tracey Monique publicou em suas redes sociais um vídeo do momento em que assistia a uma partida em um estádio com a arquibancada aberta e foi flagrada pela irmã 'soltando fumaça' pela cabeça.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O calor sentido por ela naquele momento foi tão intenso que concedeu aos seguidores uma prova visível dos "hot flashes", termo em inglês para determinar os calorões sentidos eventualmente por mulheres no período da menopausa e do climatério.
Eles são uma resposta rápida e exagerada de dissipação de calor, que consiste em sudorese profusa, vasodilatação periférica e sensação de calor interno intenso, explica um artigo de Robert R. Freedman, membro do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Wayne, Detroit, publicado no "The Journal of Steroid Biochemistry and Molecular Biology".
Segundo o especialista, isso se deve em parte, mas não totalmente, à diminuição do estrogênio durante a menopausa. Úma das formas de reduzir esses sintomas seria por meio da administração de clonidina pelo médico responsável pelo caso, além de suplementação hormonal.
Esses episódios de calor intenso podem durar de um a cinco minutos, explica, e atingem cerca de 87% das mulheres na fase do climatério, sendo que um terço delas declararam ter mais de 10 por dia.