Mulher descobre câncer ao investigar mancha que tinha há 10 anos na unha
Maria Sylvia só soube em janeiro deste ano, depois de fazer uma biópsia, que a mancha escura no polegar se tratava de um câncer de pele
Maria Sylvia, uma tiktoker norte-americana, revela em um vídeo que descobriu um tipo de câncer ao investigar uma mancha escura, que tinha há 10 anos, na unha do polegar direito. A publicação viralizou na rede social e já conta com mais de 16 milhões de visualizações.
A doença detectada se chama melanoma subungueal – mais conhecida como câncer de pele. No vídeo, Maria explicou que percebeu a mancha na unha pela primeira vez em 2012, quando ela tinha um aspecto pálido, mas não se preocupou.
No entanto, em 2013, a mancha cresceu e começou a ficar mais escura. Ela buscou ajuda médica por anos, mas só em janeiro deste ano descobriu que se tratava de um câncer de pele, depois de fazer uma biópsia.
@invrfoundwaldo I wish I were joking lol but i have some awesome photos #SmoothLikeNitroPepsi #theadamproject #cancer #darkhumour #fml #myjourney ♬ original sound - kooze
"Meu amigo me incentivou a fazer uma biópsia. Então, eu fiz. Foi no final de janeiro que descobri que era um caso de melanoma subungueal. Basicamente, isso se traduz em câncer debaixo da unha", contou a tiktoker.
Maria fez uma cirurgia para remoção da unha afetada e parte do osso do polegar. No local foi adicionado um enxerto de pedaço de pele do braço dela. Depois, novos exames confirmaram o desaparecimento do câncer na região.
@invrfoundwaldo how much do you wanna bet my finger will look phallic af #UnsealTheMeal #OscarsAtHome #BridgertonScandal #melanoma #fuckcancer💚💙 #darkhumour #skingraft #cancer #WomenOwnedBusiness #InstaxChallenge ♬ original sound - Maria
Melanoma subungueal
Segundo o Instituto Oncoguia, o "melanoma de unha" ou "melanoma subungueal" é um câncer que atinge tecidos da parte abaixo das unhas das mãos ou dos pés, mais comum nos polegares, e é difícil de ser diagnosticado por se parecer com um hematoma ou infecção.
Entre os sintomas, estão uma faixa de pigmentação escura que cobre a unha, fragilidade e sangramento no local afetado. Esse tipo de câncer é responsável por menos de 5% de todos os melanomas.