Script = https://s1.trrsf.com/update-1733861710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mulher obesa tem mais chance de contrair câncer que homem

Excesso de peso está diretamente relacionado com o desenvolvimento de alguns tipos de câncer

2 dez 2014 - 15h54
Compartilhar
Exibir comentários
Obesidade pode aumentar os riscos de contrair câncer
Obesidade pode aumentar os riscos de contrair câncer
Foto: iStock

A obesidade tem mais um motivo para ser preocupante. Estudos e casos de pacientes têm mostrado que o excesso de peso tem ligação direta com algus tipos de câncer, e assim, pessoas obesas têm mais chance de contrair a doença do que pessoas com baixa taxa de IMC. As informações são do Mail Online

Siga Terra Estilo no Twitter

Além disso, um estudo mostrou que mulheres acima do peso têm mais chances de sofrerem com câncer do que homens obesos. A resposta para isso pode ser que a obesidade em mulheres é responsável por dois tipos de câncer: de útero e de mama após a menopausa e o culpado é o hormônio feminino estrogênio.

A produção de estrogênio é influenciada pela quantidade de gordura corporal. Assim, quanto mais gordura, mais estrogênio é produzido, e o hormônio afeta o revestimento do útero.

Altos níveis de estrogênio no período pós menopausa também podem estimular o crescimento anormal de células da mama que podem resultar em câncer.

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos reuniu dois grupos de pacientes: mulheres obesas e que haviam feito cirurgia de redução de estômago. O risco de câncer por conta da obesidade era cerca de 42% menor entre as mulheres do segundo grupo.

Em homens, a probabilidade de contrair câncer não foi afetada em pessoas que passaram pela mesma cirurgia. Câncer de pâncreas, cólon e de reto são os que podem ser causados por excesso de peso em homens, uma vez que esses órgãos ficam próximos ao estômago, que é o lugar onde se concentra a maior parte da gordura. 

No entanto, apesar das evidências, cientistas e médicos afirmam que ainda não entendem a relação entre excesso de peso e a maior chance de contrair câncer. 

"Parece que o impacto da obesidade pode variar ao longo da vida, mas não sabemos porque", disse Matthew Lam pesquisador do Breakthrough Breast Cancer.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade