Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mulher retira parte do crânio após crises de sinusite: 'Maior choque da minha vida'

A história tem um final feliz: Natasha descobriu que estava grávida no dia em que faria cirurgia para por o crânio de volta

26 jul 2023 - 19h15
Compartilhar
Exibir comentários
Natasha Santana contou com detalhes como passou pelas cirurgias de retirada de crânio
Natasha Santana contou com detalhes como passou pelas cirurgias de retirada de crânio
Foto: Reprodução/TikTok

A professora de artes marciais Natasha Santana precisou retirar parte do crânio por causa de severas crises de sinusite. Em uma publicação no TikTok, Natasha deu detalhes sobre o que aconteceu. No intervalo de um ano, ela teve cinco ou seis infecções por sinusite acompanhadas de enxaquecas - foi quando percebeu que algo estava errado e decidiu fazer uma tumografia.

"Eu tive o maior choque da minha vida", relembra Natasha ao contar do dia 6 de dezembro de 2021, quando foi ao hospital para realizar o exame de imagem. No mesmo dia, a professora ficou no hospital e passou por sua primeira cirurgia no cérebro.

Nesse primeiro momento, os médicos viram uma grande infecção. Segundo Natasha, uma massa infeccionada moveu o seu cérebro 9 milímetros para a direita. Dias depois, em 23 de dezembro, ela voltou a passar por uma cirurgia no local. Dessa vez, retiraram uma parte do seu crânio e guardaram em um freezer.

Junto a isso, Natasha conta ter feito também duas cirurgias de sinusite para remover toda a infecção dos seios da face. A professora de artes marciais ficou internada por cinco semanas. No dia da publicação do vídeo no TikTok, em março de 2022, Natasha aparecia animada pois em breve poderia colocar de volta a parte que foi retirada do crânio.

Nova vida

Natasha conta que em todas as suas crises de sinusite ela fez uso de antibióticos para tratar as infecções bacterianas. Porém, nunca havia feito uma tumografia. Ela, inclusive, aconselha que quem seja acometido com frequência por infecções do tipo busquem fazer o exame para além das consultas regulares com médicos.

Depois da cirurgia, Natasha fez aulas com fonoaudiólogo, pois tinha perdido parte da fala logo após a retirada do crânio. Ela também fez fisioterapia com a ajuda do namorado, também educador físico.

Em abril do ano passado, Natasha recebeu seu crânio de volta e também compartilhou o momento com seus seguidores.

Hoje, ela comemora uma nova vida. Descobriu que estava grávida no dia em que iria realizar a cirurgia de recolocação do crânio. Natasha está casada e é mãe de um menino.

Sintomas de covid, gripe e sinusite: qual a diferença? Sintomas de covid, gripe e sinusite: qual a diferença?

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade