Musculação pode ajudar a prevenir insônia; saiba como
Não deixe de consultar um especialista antes de aderir a essa proposta
A musculação não se resume apenas a parte estética, ou seja, os seus ganhos são refletidos desde que ocorra uma prática regular e segura. Dessa maneira, o estudo produzido pela Nottingham Trent University, do Reino Unido, alegou que a musculação ajuda prevenir insônia.
Saiba como que a musculação ajuda prevenir insônia
Os exercícios físicos agem na redução dessas comorbidades por meio da produção de endorfina, o "hormônio do bem-estar". Também ocorre a liberação de melatonina, o "relógio interno do corpo", que são os motivos principais de sua eficácia na melhora da qualidade do sono.
O pesquisador brasileiro Paolo Cunha acrescentou uma nova camada à discussão, isto é, citou que os benefícios do exercício físico, sobretudo da musculação, não se limitam à liberação hormonal que ocorre durante ou imediatamente após a prática, mas pela melhor regulação fisiológica trazida pelo componente da força e da massa muscular.
O treinador da Smart Fit Lucas Ribeiro disse esses achados não se restringem apenas ao universo acadêmico e denotam o aumento da procura da população geral pelas academias como tratamento não farmacológico para a melhora dos quadros de insônia. "Para algumas, a prática causa letargia, relaxamento profundo, e para outras o estímulo é de ativação", concluiu.
Dado
O estudo divulgado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) aduziu que 72% dos brasileiros sofrem com distúrbios relacionados ao sono. Em busca de reversão desse quadro, muitos especialistas encontraram o exercício físico como um ótimo aliado para alterar o cenário.