Nem sempre é vilão: 3 principais efeitos do cortisol baixo
O equilíbrio é que ajuda no bem-estar diário
O cortisol é muito mais do que o "hormônio do estresse", ou seja, é muito mais complexo e desempenha funções vitais no nosso organismo. Dessa maneira, confira na sequência os três principais efeitos do cortisol baixo com o médico especialista na área integrativa Dr. Francisco Saracuza.
Confira os efeitos do cortisol baixo
Fadiga constante
O déficit de cortisol pode fazer com que a pessoa sinta uma exaustão persistente, mesmo após uma boa noite de sono. Esse quadro pode estar associado a condições como a fadiga adrenal.
Dificuldade em lidar com o stress
Com níveis baixos de cortisol, o corpo tem dificuldade em responder ao estresse, o que pode gerar sintomas como ansiedade, cansaço mental e uma sensação de falta de energia.
Problemas digestivos
O cortisol influencia o sistema digestivo. Então, sua falta pode levar a desconfortos abdominais, náuseas e perda de apetite.
Como manter o cortisol em níveis equilibrados?
É uma questão de manter hábitos saudáveis e adotar práticas que reduzam o estresse no dia a dia. "Pode ser interessante buscar uma avaliação profissional para entender como está o equilíbrio hormonal do seu organismo. A saúde hormonal é uma parte crucial do bem-estar geral e pequenas mudanças na rotina podem fazer uma grande diferença", concluiu o médico.