Neymar e Danilo sofreram entorse no tornozelo: entenda o que é a lesão
Neymar lesionou o tornozelo direito, enquanto Danilo contundiu o esquerdo. Os dois atletas estão fora da fase de grupos
O Brasil estreou na Copa do Mundo com vitória de 2 a 0 sobre a Sérvia, com dois gols de Richarlison. No entanto, a seleção terá dois desfalques nas próximas partidas da fase de grupos, já que o lateral-direito Danilo e o atacante Neymar sofreram uma entorse no tornozelo.
O caso de Danilo é mais simples: o atleta sofreu lesão ligamentar medial no tornozelo esquerdo. Já Neymar teve uma contusão no ligamento lateral do tornozelo direito, além de um edema ósseo. Por conta do edema, o camisa 10 deve precisar de mais tempo de recuperação.
Entorse no tornozelo
O médico ortopedista do Hospital Albert Sabin, Dr. Rodrigo Luiz Vetorazzi, explica que a entorse no tornozelo ocorre quando o pé vira de uma forma maior e mais forte do que os ligamentos podem suportar. "Provavelmente, é uma ruptura dos ligamentos na parte de fora, na lateral do tornozelo. Isso causa dor local, inchaço, e bastante dificuldade para se movimentar", esclarece.
De acordo com o especialista, a lesão não é grave, mas pode demorar um pouco até a recuperação completa - cerca de 15 dias. "O tratamento inclui aplicação de gelo no local, o que já foi feito ali no momento, mas precisa ser frequente. Também é necessário fazer fisioterapia com fortalecimento", afirma.
"Provavelmente vão entrar com medicação anti-inflamatória, dependendo do que pode e o que não pode tomar conforme as regras do esporte", completa o médico. O ortopedista destaca que a fisioterapia é essencial para para fortalecer a musculatura e diminuir o inchaço (edema), além de melhorar a força e a mobilidade.
A entorse no tornozelo tem três graus diferentes de gravidade: torção leve (grau 1), lesão do ligamento (grau 2) e ruptura do ligamento (grau 3). Só é possível identificar o grau com exame de imagem e ressonância, afirma o profissional do Hospital Albert Sabin.
Neymar e Danilo podem demorar a voltar?
"Possivelmente, eles devem estar em condições de jogo daqui uma semana ou duas no máximo", estima o Dr. Rodrigo. O esperado é que os atletas estejam aptos para disputar as oitavas de final, caso o Brasil se classifique para a próxima etapa da Copa do Mundo. Os jogos estão previstos para ocorrerem entre os dias 03 e 05 de dezembro.
"Eles devem ter condição de jogar antes do final da competição. Até porque os jogadores vão receber um tratamento intensivo com a equipe médica da seleção. Fisioterapeutas e toda uma equipe de medicina esportiva que vão trabalhar intensamente com eles. Além disso, o atleta tem mais facilidade de recuperação", destaca o médico.