Novembro Azul reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata
O toque retal é um dos exames indicados para diagnosticar este tipo de câncer
Famosos como o cantor Martinho da Vila e o diretor de telenovelas Jayme Monjardim enfrentaram e venceram a luta contra o câncer de próstata. Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), essa neoplasia é o segundo tipo mais comum para os homens, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, cerca de 72 mil novos casos anuais são esperados em 2024 e 2025.
O oncologista Juliano Cé Coelho (CRM-RS 34.989 e RQE 29.213) conta que a idade e a genética são os principais fatores de risco. O médico explica que se os pacientes têm histórico familiar do câncer de próstata, eles apresentam um risco aumentado. Além disso, quanto mais velho for o homem, maior a chance de desenvolver a doença.
Segundo o especialista, no início, o câncer de próstata não costuma trazer nenhum tipo de sintoma para o paciente. O Ministério da Saúde afirma que se houver sintomas, os mais comuns incluem a dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Dr. Juliano Cé Coelho - Foto divulgação
Entretanto, Juliano aponta que, em alguns casos mais raros, principalmente se o tumor invadir as glândulas seminais, pode haver presença de sangue no momento de ejaculação, embora seja algo infrequente. "Na doença avançada metastática, o grande sintoma que observamos é a dor óssea, geralmente dor pélvica ou em algum osso específico. Pode se manifestar dessa forma, quando a doença está alastrada para essa região, onde tem metástases ósseas", comenta.
PSA alterado
O especialista lembra que o exame PSA pode se elevar por diversas condições, sendo o câncer de próstata uma delas. Como reforça o médico, sempre que houver valores elevados está indicado a investigação de sua causa.
Toque retal
O Ministério da Saúde pontua que o médico vai avaliar o tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.
Diagnóstico precoce
Juliano ressalta que a importância do diagnóstico precoce está ligada à prevenção e diminuição de complicações tardias do câncer de próstata, isto é, de o problema se tornar metastático e trazer sintomas, conseguindo determinar a doença no momento mais inicial.
Hábitos de vida saudáveis
De acordo com o oncologista, hábitos saudáveis de vida fazem a diferença para qualquer pessoa. Manter o peso adequado, alimentação correta, prática de exercícios físicos, auxilia na prevenção e diminuição do risco de ocorrência de doenças.