Número de mortes por câncer deve quase duplicar até 2050, indica estudo
Em países com baixo ou médio Índice de Desenvolvimento Humano, taxas de crescimento da doença podem ser ainda maiores
O número de mortes por câncer vai quase dobrar até o ano de 2050, segundo trabalho publicado pela revista científica JAMA Network. A previsão indica que os casos de câncer vão aumentar 77% no mundo todo. Serão 15,3 milhões de casos a mais, em comparação com dados de 2022.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em países com baixo ou médio Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), as taxas de crescimento da doença podem ser ainda maiores. "Os casos e mortes por câncer são projetados para quase triplicar em países com baixo IDH até 2050, em comparação com um aumento moderado em países com IDH muito alto”, aponta o estudo.
Na pesquisa, foram analisados 36 tipos de câncer. Os dados populacionais foram obtidos por meio do Global Cancer Observatory.
O estudo enfatiza que alavancar esforços para a prevenção do câncer e fornecer opções de tratamento são medidas fundamentais para combater a doença ao redor do mundo.
"Expandir a cobertura universal de seguro saúde e cuidados primários de saúde em todo o mundo apresenta uma estratégia promissora para reduzir disparidades e melhorar os resultados do câncer”, concluem os cientistas.