Café é o alimento mais consumido pelos brasileiros, diz IBGE
Compartilhar
Os hábitos alimentares dos brasileiros acabam de ser mapeados pelo IBGE, através do estudo "Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil", que mostrou que o café é o alimento mais consumido entre os brasileiros (215,1g), seguido do feijão (182,9g), arroz (160,3g), sucos (145,0g), refrigerantes (94,7g) e carne bovina (63,2g).
A média de calorias diárias ficou entre 1.490 e 2.289. A qualidade da alimentação também foi colocada à prova: segundo o levantamento, 90% dos brasileiros comem poucas frutas, legumes e verduras.
Os homens são os que têm maior ingestão diária de energia (especialmente na faixa que vai dos 14 aos 18 anos) e o que menos comem verduras, frutas e doces, quando comparados com as mulheres. O consumo de cerveja e bebidas destiladas da ala masculina é cerca de cinco vezes maior do que o das mulheres.
Outro ponto considerado pela pesquisa foi o percentual de consumo fora do domicílio em relação ao consumo total, que demonstrou uma forte tendência para produtos industrializados. A cerveja ocupa o primeiro lugar na lista de alimentos mais consumidos fora de casa (63,6%), seguida por salgadinhos industrializados (56,5%), salgados fritos e assados (53,2%), bebidas destiladas (44,7%), pizzas (42,6%), sanduíches (41,4%), refrigerantes diet ou light (40,1%), refrigerantes (39,9%), salada de frutas (38,8%) e chocolates (36,6%).
A população rural, segundo os dados, é a que mais consome grãos, frutas e peixes, sendo que o arroz e o feijão são os alimentos mais ingeridos nessas áreas, seguidos dos peixes frescos, farinha de mandioca, manga e açaí.
Em contrapartida, os alimentos mais calóricos e industrializados se destacam na área urbana. Em comparação com a área rural, os consumo diário de refrigerante é de 105g na área urbana, contra 42,7g na área rural; o pão de sal, 56,9 contra 33,4g; a cerveja, 33,8g contra 17,5g; e sanduíches, 13,5g contra 2,2g.
A batata frita é mais consumida no Nordeste (72%) do que nas demais regiões; enquanto as massas fora do domicílio são consumidas quatro vezes mais na Região Centro-Oeste (27,9%) do que no Norte (7,6%).
O Norte do País é onde são registradas as maiores médias de ingestão de energia diária, em contraste com a região Nordeste, que apresenta os menores índices. Enquanto as regiões Sul e Sudeste apresentaram as menores médias diárias de ingestão de colesterol, a região Norte registrou os valores mais elevados de consumo.
Crianças e adolescentes na mira
Os adolescentes também são os que mais comem biscoitos recheados e ingerem mais bebidas com adição de açúcar (sucos, refrescos e refrigerantes), salsichas, sanduíches e salgados, sendo também os que menos consomem saladas cruas em comparação aos demais grupos etários.
O estudo mostrou que na faixa dos 10 aos 13 anos de idade, 96,4% dos adolescentes do sexo masculino e 97,2% do sexo feminino registraram ingestão de cálcio abaixo do valor mínimo diário recomendável (1.100mg).
Pioriando o quadro, a ingestão de sódio está acima do limite tolerável, enquanto as vitaminas D e E também estão abaixo da média.
O estudo "Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil" foi feito em parceria com o Ministério da Saúde, por meio de informações sobre a ingestão individual de alimentos de moradores com 10 anos ou mais de idade, distribuídos em 13.569 domicílios.
Tobey Maguire, que vive o Homem-Aranha nos cinemas, adotou o estilo de vida vegano em 2009
Foto: Getty Images
Natalie Portman é vegana, mas acabou deixando a dieta de lado na gestação de seu primeiro filho, que ainda não nasceu. "Estava ouvindo o meu corpo pedir ovos e laticínios. Sei que há pessoas que conseguem se manter vegan, mas acho que você tem que tomar cuidado"
Foto: Roberto Filho / AgNews
A atriz americana Olivia Wilde, a médica Remy da série House M.D., lançou seu próprio site para promover o estilo de vida vegano ao qual aderiu
Foto: Getty Images
O vocalista Jared Leto e o resto da banda 30 Seconds To Mars são veganos. "Bem, houve um tempo em que costumávamos sacrificar cabras, mas depois nos tornamos veganos, então temos sacrificado tofu antes dos shows."
Foto: Getty Images
Joaquin Phoenix, do longa Johnny & June, nasceu em Porto Rico e é vegano desde criança. No início da carreira, ofereceram ao ator e cantor muitos comerciais de carne e leite, mas ele os recusou. É um dos embaixadores da PETA
Foto: Getty Images
A atriz Emily Deschanel, do seriado Bones e irmã da atriz Zooey Deschanel, é vegana. "David Boreanaz (do seriado Bones) costumava fazer graça por eu ser vegana. Mas eu comecei a dar comida vegana a ele e ele amou. Agora, ele tenta comer comida vegetariana um dia por semana."
Foto: Getty Images
O namorado de Kate Moss, Jamie Hince, da banda The Kills, é vegano. Recentemente, foi dito que Kate tem cozinhado para ele comidas veganas. "Kate ama estar na cozinha desde que sua filha, Lila Grace, deu a ela um novo livro de culinária", disse uma fonte aos repórteres
Foto: Getty Images
O cantor Bryan Adams participa das organizações Green Peace e PETA. "Eu fiz uma decisão consciente de não fazer parte do ciclo de matar animais porque não posso ver a razão de apoiar o Greenpeace e então comer peixe."
Foto: Getty Images
O vocalista da banda Radiohead, Thom Yorke, se tornou vegano por causa de uma mulher. "Queria impressioná-la e fingi ser vegetariano há tempos. Imediatamente, comecei a me sentir muito melhor, mais saudável. Estava preocupado, assim como muitas pessoas, sobre não ter todas as coisas que preciso na sua dieta e, então, ficar doente, mas o oposto aconteceu comigo."
Foto: Getty Images
A modelo tcheca Petra Nemcova deixou de lado carne e produtos derivados de animais em 2007, depois de aprender sobre o rápido esgotamento dos estoques de peixe do planeta
Foto: Getty Images
Alicia Silverstone disse que se sentiu melhor do que nunca depois de se tornar vegana há 11 anos. "Perdi o peso que queria, minhas unhas ficaram mais fortes e minha pele começou a brilhar."
Foto: Getty Images
A apresentadora americana Ellen DeGeneres se tornou vegana porque amava muito os animais, assim como sua mulher, Portia De Rossi. "O benefício é perda de peso. Para ela mais que para mim. O corpo dela respondeu a isso muito bem. Nós estamos muito felizes", disse Ellen.
Foto: Getty Images
A vegetariana Anne Hathaway disse que, para modelar a sua personagem Rainha Branca, de Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton, visualizou uma "pacifista vegana punk rock" e inspirou-se em Blondie, Greta Garbo e Dan Flavin
Foto: Getty Images
O ex-presidente americano Bill Clinton foi nomeado Personalidade 2010 pela organização de defesa dos direitos dos animais PETA, por se tornar vegano e promover os benefícios dessa alimentação
Foto: Getty Images
A cantora e compositora Alanis Morissette trocou de dieta para perder peso e se sente mais feliz. "Estou de volta ao que eu nasci para ser, no meu melhor. Eu me sinto muito viva. Eu não tenho mais dores e minhas alergias se foram", disse em 2009
Foto: Getty Images
Fernanda Lima é vegetariana e disse em 2008 que só dava comida orgânica para os filhos gêmeos para evitar agrotóxicos. Ainda acrescentou que eles não serão obrigados a ser vegetarianos como ela
Foto: Alex Palarea / AgNews
Daniele Suzuki decidiu se tornar vegetariana após assistir ao documentário Terráqueos, sobre maltrato aos animais
Foto: Dilson Silva / AgNews
A apresentadora e atriz Patrycia Travassos disse que se tornou vegetariana aos 7 anos, pois tinha horror de saber que estava comendo um bicho
Foto: Roberto Filho / AgNews
A atriz americana Lea Michele, do seriado Glee, se tornou vegana pelos benefícios à saúde e também pelos animais. "É bom para o corpo e o planeta. Acho que é muito mais divertido descobrir coisas no menu que são boas para mim." Lea foi premiada pela organização ligada aos direitos dos animais PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) em 2010, já que participou de uma campanha contra o uso de carroças movidas a cavalos em Nova York, Estados Unidos