O que acontece no corpo de quem consome pouca vitamina C
Outra tese para valorizar um plano alimentar equilibrado
A vitamina C contribui para formação de colágeno, fortalece o sistema imunológico e está presente em várias funções regulatórias do corpo. Além desses benefícios, o estudo desenvolvido pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) acusou que pouca vitamina C na dieta aumenta stress mental e físico.
O impacto de pouca vitamina C na dieta
A pesquisa citou informações básicas sobre a atividade biológica do ácido ascórbico, particularmente as funções relacionadas à homeostase do SNC (Sistema Nervoso Central). A deficiência de vitamina C está amplamente associada a doenças relacionadas ao stress.
Embora a eficácia dessa vitamina nos transtornos do espectro da ansiedade seja pouco estabelecida, vários estudos mostraram que a suplementação de ácido ascórbico produz efeito antidepressivo e melhora o humor.
Dado que a suplementação de ácido ascórbico produz resposta terapêutica rápida com baixa toxicidade e alta tolerância. Sendo assim, se considera como candidata ao tratamento de transtornos de humor e ansiedade.
Sugestão para consumo de vitamina C
O recomendado é ingerir frutas e vegetais, exemplos: pimentão, couve, acerola, caju, goiaba, mamão, kiwi, tangerina, laranja ou limão. Em caso de suplementação, o ideal é consultar um nutricionista.
"O kiwi é uma escolha rica em melatonina, o hormônio do sono. As frutas vermelhas principalmente morango, cereja e mirtilos contêm antioxidantes e nutrientes essenciais para a qualidade do sono, como ácido fólico, potássio, vitamina C, cálcio, ferro e selênio", concluiu a nutricionista da Jasmine Alimentos, Karla Maciel.