O que causou o quadro grave de saúde da atriz Claudia Alencar?
Internada, artista enfrenta uma infecção bacteriana; origem da condição pode estar relacionada à cirurgia na coluna realizada no mês passado
A atriz Claudia Alencar, de 73 anos, está internada em estado grave na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio de Janeiro, desde o domingo do dia 17. Ela foi diagnosticada com infecção bacteriana, precisou ser sedada e respirar através de ventilação mecânica.
"Ela está internada no CTI com uma infecção bacteriana grave. O estado ainda está agudo. Estão fazendo exames. O tratamento é por antibiótico, tem que ser intravenoso. A resposta ainda está sendo muito lenta. Não está piorando, mas a resposta é lenta", informou Yann Hatchuel, filho da atriz.
Ainda que incerta, a infecção pode ter sido originada em uma cirurgia na coluna que a atriz realizou no mês passado. Na manhã do dia 24, ela realizou outro procedimento com o objetivo de retirar a secreção que causou a infecção e investigar se há uma nova bactéria em seu corpo, além da Staphylococcus aureus.
A Staphylococcus aureu é a espécie mais frequente da bactéria estafilococos, que está presente na superfície da pele de cerca de 20% das pessoas, e no nariz de 30% dos adultos, segundo Marina Spricigo Maragno, infectologista do hospital América de Mauá e do Ambulatório de HIV e Hepatite da Prefeitura de São Bernardo do Campo e membro da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). A que está presente na pele, porém, não causa doença, mas as que estão em ambientes hospitalares são mais resistente.
Algumas, inclusive, se tornam resistente a antibióticos e são perigosas quando caem na corrente sanguínea. Para impedir uma contaminação agressiva, é importante detectar a bactéria nos primeiros sintomas de infecção. São eles:
- febre;
- mal-estar;
- dores no corpo;
- cansaço excessivo;
- vômitos.
Segundo Bruno Besen, médico intensivista da UTI Clínica e pesquisador do Laboratório de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, é importante que a presença da bactéria seja confirmada nas primeiras 24 horas de contaminação, já que o Staphylococcus aureus age rápido no corpo.
Caso não seja tratada, a infecção pode atingir vários órgãos ao mesmo tempo, levando a um quadro de sepse (também chamada de septicemia) e, consequentemente, à morte.
Como tratar a infecção bacteriana?
Em artigo no jornal da USP, Besen afirma ainda que o tratamento é feito através do uso de antibióticos, a depender do quadro clínico e dos exames do paciente. Nos casos de infecções generalizadas, também é necessário controlar o volume de sangue no corpo e a pressão arterial do sujeito.