O que é choque séptico, quadro que causou morte de Maurílio
O quadro geralmente atinge pessoas com saúde frágil, que não conseguem controlar a infecção, como crianças, idosos e pacientes com câncer
O cantor Maurílio morreu na quarta-feira (29) em decorrência de um choque séptico. No caso do cantor sertanejo, ele desenvolveu o quadro após ficar duas semanas internado com tromboembolismo pulmonar.
O choque séptico ou sepse é o resultado de uma infecção que se alastra pelo corpo rapidamente, afeta vários órgãos e pode levar à morte. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a síndrome é a principal causadora de mortes dentro das unidades de tratamento intensivo (UTIs), chegando a 65% dos casos de mortalidade no País.
A síndrome geralmente afeta pessoas mais fracas, que não conseguem controlar a infecção, como crianças, idosos e pacientes com câncer, insuficiência nos rins ou no fígado.
O tratamento é feito com o uso de medicação e antibióticos que regularizam as funções cardíacas e renal, além de eliminar o microorganismo causador da infecção. Nesse caso também é importante monitorar a pressão e níveis de lactato, que é o índice de ácido láctico no sangue, que quanto mais alto, mais perigoso.