Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que é glaucoma, doença que fez Marrone ser operado às pressas

Marrone, da dupla com Bruno, perdeu parte da visão por causa do glaucoma, diz médico

19 jun 2024 - 12h28
Compartilhar
Exibir comentários
Marrone, da dupla com Bruno.
Marrone, da dupla com Bruno.
Foto: @marrone via Instagram / Estadão

Marrone, da dupla sertaneja com Bruno, passou por um susto na última semana. O cantor foi diagnosticado com estágio avançado de glaucoma nos dois olhos durante um exame de rotina e precisou passar por uma cirurgia de emergência. 

O médico Francisco Eduardo contou em entrevista ao G1 Goiás, que Marrone chegou a perder parte da visão, mas levará uma vida normal mesmo assim. Ele teve alta nesta segunda-feira,17, e cumprirá 15 dias de repouso em casa.

Segunda maior causa de cegueira no mundo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo, ficando atrás apenas da catarata. A doença causa aumento da pressão interna do olho e alteração irregular no fluxo de sangue dentro do órgão, o que pode afetar o campo visual e levar até a cegueira permanente.

A médica oftalmologista do CBV-Hospital de Olhos, Nubia Vanessa, explica que o glaucoma é uma doença silenciosa, pois é assintomática. A pessoa só tem o diagnóstico se realizar consultas oftalmológicas de rotina.

A depender do quadro, o tratamento com colírios e laser pode não ser mais eficiente, como no caso do artista. 

“A única alternativa será o tratamento cirúrgico, controlando a pressão ocular para que não haja sofrimento do nervo óptico, pois o sofrimento do nervo óptico é irreversível, e pode levar a cegueira.”, explica a especialista. 

Doença silenciosa

No Brasil, a estimativa é que mais de 35 milhões de pessoas tenham algum problema que cause dificuldade para enxergar. Destes casos, pelo menos 900 mil têm o diagnóstico de glaucoma. A doença atinge, no mundo, cerca de 64,3 milhões de pessoas, entre 40 e 80 anos. A projeção é de que, até 2040, esse número aumente para 111,8 milhões.

A recomendação do Ministério da Saúde é procurar um médico oftalmologista ao menos uma vez ao ano para que seja feita uma avaliação completa da visão. Quanto mais cedo for descoberto o glaucoma, maior a chance de tratá-lo. 

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade