Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que é o aneurisma da aorta? Saiba mais sobre a doença que acometeu Otaviano Costa

O apresentador teve um problema em uma artéria e passou por cirurgia na última semana; veja mais sobre os sintomas e cuidados que esta condição necessita

29 jul 2024 - 16h52
(atualizado às 21h09)
Compartilhar
Exibir comentários
O que se sabe sobre a condição que acometeu Otaviano Costa?
O que se sabe sobre a condição que acometeu Otaviano Costa?
Foto: Reprodução/ Instagram / Bons Fluidos

No último domingo (28), o Fantástico mostrou o susto que Otaviano Costa viveu nos últimos dias. Acontece que o apresentador descobriu um aneurisma da aorta e teve que ir para a sala de cirurgia. Para saber mais sobre a doença e cuidados. Leia abaixo:

O que é?

O aneurisma da aorta é uma dilatação patológica na parede da aorta, a maior artéria do corpo humano, responsável por transportar sangue rico em oxigênio para todas as partes do corpo. Essa condição pode se desenvolver no abdômen ou no tórax e é extremamente perigosa devido ao risco de ruptura da parede arterial.

Sintomas do aneurisma da aorta

Muitas vezes, a condição é assintomática. Porém, no caso de Otaviano, ele sentiu dores abdominais, o que o fez procurar um médico. Segundo especialistas, a dor também pode irradiar para as costas.

Tratamento

O tratamento mais comum inclui procedimentos cirúrgicos para reparar ou substituir a parte danificada da aorta. Segundo médicos, a recuperação pós-operatória é intensiva e requer monitoramento constante para evitar complicações.

Especialistas em saúde afirmam que a mortalidade associada à ruptura do aneurisma da aorta é alta, chegando a 90% dos casos. A ampliação da aorta frequentemente não apresenta sintomas visíveis até que atinja um estágio avançado, tornando os check-ups regulares essenciais para diagnóstico precoce.

O caso de Otaviano Costa

Há mais ou menos um mês, Otaviano começou a sentir dores abdominais e procurou auxílio médico. Após uma consulta com o cardiologista no dia 6 de junho um eletrocardiograma, ele foi diagnosticado com o aneurisma. Seu cardiologista detectou um avanço do aneurisma da aorta ascendente torácica, uma condição altamente perigosa que poderia levar ao rompimento da veia a qualquer momento. "A qualquer momento eu poderia ter o rompimento da minha aorta e assim ser irreversível", contou em suas redes sociais.

* Matéria originalmente publicada em Perfil Brasil

Confira a entrevista completa:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Otaviano Costa (@otaviano)

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade