Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que é o gás do riso, anestésico que teria viciado rapper famoso? 

Substância foi oferecida pelo dentista de Kanye West após a implantação de próteses de titânio

14 ago 2024 - 13h13
Compartilhar
Exibir comentários
Substância foi oferecida em quantidades excessivas pelo dentista de West após a implantação de próteses de titânio no lugar dos dentes,
Substância foi oferecida em quantidades excessivas pelo dentista de West após a implantação de próteses de titânio no lugar dos dentes,
Foto: Redes Sociais/Reprodução/Instagram/@kanyewest

Nos últimos dias, rumores de que o rapper norte-americano Kanye West estaria viciado em óxido nitroso, um gás comumente conhecido como “gás do riso”, tomou conta dos noticiários dos EUA. 

O ex-chefe de gabinete do cantor, Milo Yiannopoulos, afirmou que a substância foi oferecida em quantidades excessivas pelo dentista de West, Thomas Connelly, após a implantação de próteses de titânio no lugar dos dentes, levando o cantor à dependência. 

Em entrevista ao Terra Você, a dentista da IGM Odontopediatria e especialista em sedação, Ilana Marques, explica que o óxido nitroso é um gás incolor e não inflamável usado em combinação com oxigênio através de um equipamento de sedação inalatória. Ele possui propriedades analgésicas e anestésicas e é utilizado em várias áreas da medicina, para alívio da dor e como um sedativo leve.

Quando inalado, o óxido nitroso atua no sistema nervoso central, interferindo na comunicação entre as células nervosas e levando a uma série de efeitos, como:

Euforia

O óxido nitroso pode estimular a liberação de dopamina no cérebro, um neurotransmissor associado à sensação de prazer e bem-estar. Esse aumento na dopamina pode induzir uma sensação de euforia, frequentemente acompanhada por risos, daí o nome "gás do riso". “Vale ressaltar que essa euforia não é o objetivo principal do gás e geralmente indica que a dose de nitroso deve ser ajustada, pois está alta”, explica a especialista.

Redução da percepção da dor

O gás do riso também tem propriedades analgésicas, diminuindo a sensação de dor ao modular a resposta do cérebro à dor, tornando-a menos perceptível.

Relaxamento

Além da euforia, o óxido nitroso tem um efeito sedativo leve, ajudando a pessoa a se sentir mais relaxada e menos ansiosa.

Embora geralmente seguro em contextos controlados, como em clínicas odontológicas, o óxido nitroso pode causar efeitos colaterais como náuseas e tonturas. 

O  "gás do riso"tem várias aplicações clínicas devido às suas propriedades anestésicas e ansiolíticas. Suas principais utilizações incluem:

Odontologia

Usado para sedação consciente em procedimentos odontológicos que causam desconforto ou ansiedade, como extrações dentárias e obturações. Ajuda os pacientes a relaxarem sem perder a consciência ou a capacidade de responder a comandos.

Pediatria

Útil na odontologia pediátrica para acalmar crianças ansiosas ou assustadas, tornando o tratamento menos estressante e mais fácil de realizar. Também é eficaz para pacientes com condições especiais.

Medicina Geral

  • Usado em procedimentos menores, como suturas e biópsias, onde é necessário alívio da dor sem anestesia geral.
  • Utilizado em algumas maternidades para alívio da dor durante o parto, permitindo que a parturiente controle a analgesia inalada conforme necessário.
  • Administrado em ambulâncias para alívio rápido da dor em fraturas ou deslocamentos articulares, antes do tratamento definitivo.

Psiquiatria

Estudado como uma potencial terapia para depressão resistente ao tratamento, com efeitos antidepressivos rápidos, embora mais pesquisas sejam necessárias.

Gastroenterologia

Usado para sedação em procedimentos como colonoscopia ou endoscopia, reduzindo a ansiedade e o desconforto do paciente sem os efeitos prolongados de outros sedativos.

A dentista conta que entre as vantagens do uso clínico do óxido nitroso, estão o efeito rápido do gás, começando poucos minutos após a inalação, e recuperação igualmente rápida após a interrupção do gás, além do paciente conseguir controlar a quantidade de gás inalada, aumentando o conforto e controle durante o procedimento.

Após o procedimento, o paciente deve receber oxigênio puro para ajudar na eliminação do gás residual dos pulmões.

Apesar de ser geralmente seguro quando administrado por profissionais treinados, o óxido nitroso pode ter riscos e efeitos colaterais. A especialista destaca:

Náusea e Vômito

Efeitos colaterais comuns, especialmente com altas concentrações ou administração prolongada.

Tontura e Confusão

Sensação de tontura e confusão mental, especialmente após a administração.

Dor de Cabeça

Pode ocorrer após o uso, especialmente sem oxigênio suplementar após a interrupção do gás.

Deficiência de Vitamina B12

Uso crônico pode interferir na vitamina B12, causando problemas neurológicos e hematológicos.

Efeitos Neurológicos

Uso prolongado ou abusivo pode causar neuropatias e outros problemas neurológicos.

Grávidas, pacientes com problemas respiratórios e pessoas com deficiências enzimáticas devem evitar inalar o gás. Além disso, o uso recreativo do óxido nitroso é perigoso e pode levar a asfixia, lesões neurológicas permanentes e até morte. 

“Em todos os casos, a decisão sobre o uso de óxido nitroso deve ser tomada com base em uma avaliação médica completa e individualizada, considerando a condição específica do paciente e os riscos potenciais”, conclui a especialista.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade