Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que é o "sangue dourado", condição rara capaz de salvar milhões de vidas?

Tipo sanguíneo fez homem australiano salvar os bebês de mais de duas milhões de mulheres

3 out 2023 - 13h51
(atualizado às 13h51)
Compartilhar
Exibir comentários
James Harrison passou 60 anos doando sangue
James Harrison passou 60 anos doando sangue
Foto: Reprodução/ Australian Red Cross Lifeblood

Você já ouviu falar em "sangue dourado"? O nome faz referência ao sangue com fator Rh nulo, ou seja, sem o antígeno na superfície dos glóbulos vermelhos, que possui o anticorpo Anti-D, usado em injeções para gestantes.

É raro e dificulta a vida de quem porta essa condição, pois torna muito difícil o processo de receber transfusões de sangue. Por outro lado, torna os indivíduos com esse fator Rh doadores potentes, o que explica apenas um homem ter salvado os bebês de mais de duas milhões de mulheres na Austrália.

Ele é James Harrison, que fez sua última doação de sangue em maio de 2018, aos 81 anos. Ele usou sua condição como uma missão de vida.

Descoberta rara

A história começou muitas décadas antes. Segundo o portal do Australian Red Cross Lifeblood, organização dedicada a impulsionar a doação, Harrison tinha 14 anos quando passou por uma grande cirurgia e precisou de transfusão de sangue. Depois disso, ele prometeu a si mesmo que abraçaria a causa.

Dez anos e muitas doações depois, foi descoberto que o sangue dele tem o anticorpo necessário para tratar gestantes que sofrem com a doença de Rhesus, a eritroblastose fetal. O órgão de saúde australiano explica que a imunoglobulina Anti-D é uma injeção feita do plasma de doadores especiais, como Harrison.

Essas injeções ajudam a prevenir mulheres com fator Rh(D) negativo, ou seja, sem o antígeno na superfície dos glóbulos vermelhos, de desenvolver anticorpos potencialmente agressivos durante a gestação de um bebê Rh(D) positivo. Sem essa injeção, o bebê corre o risco de sofrer com a Doença Hemolítica Perinatal, que pode provocar até a morte.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade