O que fazer quando a coluna trava? É possível prevenir?
Especialista explica causas, tratamentos e prevenção para quem sofre com a condição comum que é conhecida popularmente como 'coluna travada'
A dor aguda nas costas ou na lombar que impede a realização de movimentos simples ou até mesmo de caminhar, é uma condição comum, conhecida popularmente como “coluna travada”. A situação, que pode acontecer durante movimentos simples do dia a dia, pode parecer inofensiva, mas exige atenção.
Em entrevista ao Terra Você, o médico ortopedista Samir Nimer, do Hospital Moinhos de Vento (RS), conta que esse problema pode ter diversas causas. As mais frequentes incluem contraturas musculares, artrites, artroses e hérnias de disco.
“O quadro clínico inicial dessas patologias é semelhante, sendo necessária uma avaliação médica para individualizar”, explica.
O que fazer quando a coluna trava?
O especialista orienta que o tratamento inicial deve ser simples. Quando a coluna “trava”, o tratamento inicial é repouso e uso de analgésicos simples. Se não houver alívio da dor e os movimentos continuarem comprometidos, é necessário procurar ajuda médica.
Em casos mais graves, ele alerta que novos sintomas indicam a necessidade de atendimento médico imediato.
“Se não houver este alívio significativo ou surgirem outros sintomas acompanhando a dor, como formigamento, diminuição de força nas pernas, dificuldade de urinar ou febre, é necessário procurar ajuda médica emergencial”, afirma.
Tratamentos de longo prazo
Para aqueles que sofrem com episódios frequentes de travamento na coluna, o médico destaca que uma investigação mais aprofundada é necessária para um diagnóstico preciso.
“Uma investigação adequada pode identificar a causa do travamento e das dores na coluna. Com um diagnóstico mais preciso, é possível realizar um tratamento mais pontual e eficaz”, afirma.
O tratamento para hérnia de disco, por exemplo, pode incluir analgésicos, fisioterapia, exercícios, bloqueios de dor ou, em alguns casos, cirurgia.
“A manutenção desse quadro sem dor deve ser feita com exercícios e cuidados posturais, o que contribui para que a pessoa se mantenha por muito mais tempo sem dores nas costas”, completa o ortopedista.
Prevenção é a chave para evitar problemas
Segundo o médico, a prevenção é essencial para evitar o travamento da coluna. Adotar hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, manter uma alimentação balanceada e cuidar da postura, faz toda a diferença.
“Quem trabalha muito tempo sentado precisa fazer intervalos ou pausas para se levantar e mudar de posição”, orienta. Além disso, ele aconselha a adoção de hábitos saudáveis, como caminhar, tomar sol, evitar o fumo e manter um estilo de vida equilibrado.
Esses cuidados, somados a um estilo de vida equilibrado, são fundamentais para afastar os incômodos e evitar crises futuras.