PUBLICIDADE

Oftalmologista brasileiro viraliza ao tirar molde do olho; para que serve?

Procedimento é indicado para quem tem irregularidades na córnea, mas não está disponível no Brasil; vídeo tem 5,1 milhões de visualizações

4 jun 2024 - 15h49
(atualizado às 15h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O oftalmologista Tiago César viralizou no TikTok por apresentar um procedimento inusitado para impressão dos olhos realizado durante sua viagem aos Estados Unidos. O procedimento é útil para fabricação de lentes de contato personalizadas e tem se tornado cada vez mais comum.
Oftalmologista realizou o procedimento nos Estados Unidos e compartilhou a experiência
Oftalmologista realizou o procedimento nos Estados Unidos e compartilhou a experiência
Foto: Reprodução/TikTok/@tiagocesarpf

O médico oftalmologista Tiago César Pereira viralizou no TikTok com um vídeo em que aparece realizando um procedimento inusitado nos olhos. O profissional aproveitou uma viagem aos Estados Unidos para realizar a impressão dos olhos e sua experiência já passa de 5 milhões de visualizações só no aplicativo.

Em entrevista ao Terra Você, Tiago César conta que, apesar da aflição relatada por pessoas que comentaram no vídeo, o molde utilizado para o procedimento é feito de um material biocompatível, geralmente um silicone especial que é seguro para contato com os olhos.

@tiagocesarpf

Grande experiencia aqui nos Estados Unidos! Hoje tirei as impressões do meu olho. Novas experiências, novos aprendizados! Evoluindo sempre junto com a ciência!

♬ som original - Dr Tiago César Oftalmologista

O procedimento é utilizado para criar moldes precisos da superfície ocular e o material usado é flexível e pode capturar detalhes minuciosos.

O oftalmologista explica que essa metodologia é fundamental para a fabricação de lentes de contato personalizadas, especialmente para pacientes com irregularidades na córnea, como ceratocone, ou para quem necessita de lentes esclerais. 

Foto: Reprodução/TikTok/@tiagocesarpf

O procedimento é particularmente recomendado para pessoas com:

  • Deficiências visuais específicas que não conseguem se adaptar às lentes de contato convencionais;
  • Pessoas que já realizaram transplante de córnea;
  • Glaucoma com cirurgia;
  • Casos complexos que geram deformação na superfície ocular;
  • Pessoas que sofreram acidentes e que tem cicatrizes muito fortes na região da superfície ocular.

“Cada paciente tem particularidades nos olhos e, apesar de termos no Brasil lentes que contemplam uma gama muito grande de pacientes, existem casos que são muito complexos e que acabam não sendo resolvidos em sua totalidade”, diz o especialista.

O médico ressalta que não existem riscos em realizar o procedimento e que, para a colocação do molde, é aplicado uma anestesia ocular. No entanto, como qualquer procedimento que envolve contato com os olhos, pode haver riscos mínimos de irritação ou desconforto temporário.

A tecnologia ainda não chegou no Brasil, mas o oftalmologista acredita que em um futuro não tão distante ela será realizada no país, já que a confecção de lentes de contato personalizadas tem se tornado cada vez mais comum.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade