Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Óleo essencial x óleo vegetal: você sabe a diferença?

Aprenda a identificá-los e como usar de forma segura

7 out 2020 - 13h13
(atualizado em 10/11/2020 às 14h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Personare

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre óleo essencial e óleo vegetal. Se você é uma delas, esse artigo é para você!

O óleo essencial é a matéria-prima da Aromaterapia. É feito de extratos de plantas aromáticas,  ou seja, são extraídos de raízes, frutos, flores, ervas, resinas, madeiras e sementes. Ele é a forma mais concentrada da planta, a sua energia vital

A planta produz os óleos essenciais para sobreviver: para agir no seu processo de crescimento, para atrair os  insetos polinizadores, para repelir os predadores e para sua defesa.

Óleo essencial: mais de 200 componentes químicos em uma gota

Em apenas uma gota de óleo essencial concentram-se substâncias orgânicas, voláteis e aromáticas que têm propriedades analgésica, estimulante, sedativa, entre outras. As suas propriedades terapêuticas estão relacionadas aos princípios ativos contidos na sua composição química.

Os óleos essenciais não são gordurosos, apesar de serem denominados de "óleos", não se misturam a água, precisando ser dissolvidos em algum carreador, que pode ser álcool de cereais, sais, cremes, emulsões, manteigas ou óleos vegetais, para que possam penetrar na pele e entrar em contato com a corrente sanguínea.

As duas formas de uso mais comuns dos óleos essenciais são inalação através do olfato e absorção através da pele.

Óleo vegetal são o que chamamos de "carreadores"

A palavra carreador vem de "carregar", aquele que serve de veículo. Estes óleos são veículos para os óleos essenciais penetrarem através da pele, muito utilizado principalmente para uso em massagem ou autocuidado no dia a dia. 

Os melhores óleos vegetais são os prensados a frio e os que têm conjunto de ácidos graxos (gorduras).  Os ácidos graxos possuem propriedades diferentes e específicas para cada função terapêutica e tipo de pele. 

Lembrando sempre que o óleo essencial precisa de um carreador para que ele possa fazer o papel dele de forma terapêutica e que possa ser absorvido melhor pela pele. 

Agora que você já conhece a diferença entre óleo essencial e óleo vegetal, tenho uma orientação muito importante: consulte sempre um aromaterapeuta, que é o profissional indicado para identificar o que você precisa no momento. 

Alguns óleos essenciais têm contraindicações que devem ser respeitadas, assim como cada pessoa tem suas particularidades que devem ser observadas com atenção.

Solange Lima (falecomigo@solangelima.net)

- Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo.

Personare
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade