PUBLICIDADE

OMS diz que talco é 'provavelmente cancerígeno para humanos'

Estudos sugerem aumento no risco da doença em mulheres que usam o produto em certas regiões; entenda

5 jul 2024 - 13h56
(atualizado às 13h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Talco pode causar câncer
Talco pode causar câncer
Foto: Getty Images

A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (Iarc), da OMS, classificou o talco como "provavelmente cancerígeno para humanos" (Grupo 2A). Segundo novos estudos, a exposição ao talco pode causar câncer em animais e já existe evidência de que mulheres que usam o produto na região genital também tem mais risco de desenvolver câncer de ovário. 

Essas conclusões foram publicadas na sexta-feira na revista The Lancet Oncology. "Vários estudos mostraram consistentemente um aumento na incidência de câncer de ovário em seres humanos que relataram o uso de talco na região perineal. Embora a avaliação tenha se concentrado no talco que não continham amianto, a contaminação do talco com amianto não pôde ser excluída na maioria dos estudos com seres humanos expostos", publicou a Iarc em nota.

Além disso, a Iarc também afirma que "em animais experimentais, o tratamento com talco causou um aumento na incidência de neoplasias (câncer) malignas em fêmeas (medula adrenal e pulmão) e uma combinação de neoplasias benignas e malignas em machos (medula adrenal) de uma única espécie (rato)".

Em 2023, a empresa norte-americana Johnson & Johnson (J&J),chegou a um acordo final com 42 estados dos EUA em um caso de pó de talco acusado de causar cânceres.

Vale reforçar que essa classificação do talco como "provavelmente cancerígeno" não significa que ele definitivamente cause câncer em humanos. Mais pesquisas são necessárias para entender completamente os riscos da substância e como ele pode ser usado com segurança.

Alimentos que são cancerígenos de acordo com a OMS Alimentos que são cancerígenos de acordo com a OMS

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade