Os segredos de Roseli Siqueira, a cosmetóloga das famosas
Roseli Siqueira, cosmetóloga pioneira em beleza natural, compartilha sua jornada de sucesso na estética, consolidada com reconhecimento de personalidades e a abertura de uma clínica sofisticada em São Paulo e Brasília.
Começar na profissão cedo é garantia de sucesso? Sim, no caso da cosmetóloga Roseli Siqueira, uma das pioneiras quando se fala em beleza natural. Com a mãe cabeleireira, aos 14 anos deu os primeiros passos e já vivenciava o que se tornaria sua grande paixão, aplicando máscaras faciais nas clientes em uma cadeira de estética, que ficava separada por uma cortininha do salão da família.
O despertar para o viés natural veio da obra "Moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo, um clássico da literatura brasileira. "Eu sempre gostei muito de ler e me chamou a atenção o trecho do livro em que as mulheres davam beliscões no rosto para ficarem coradas", relembra a paulistana, formada em Belas Artes.
Usa o estudo como uma ferramenta aliada na busca de inovação em seus protocolos com aparelhos com troca eletromagnética e cosméticos com ativos biotecnológicos. Tudo isso trouxe o reconhecimento de um timão de personalidades, como Izabel Goulart, Isabella Fiorentino, Carolina Ferraz, Maya Massafera, Zezé Polessa, Fafá de Belém, e sua cartela de quase cinco mil clientes – incluindo aquelas que vêm de outros estados e até mesmo do exterior, só para desfrutar de um tratamento com a especialista.
Em Buenos Aires, na Argentina, conheceu de pertinho o conceito de trabalho energético e a cosmiatria. “Cuidávamos da pele antes da figura do dermatologista se tornar conhecida. Achei lindo o respeito com o ser humano porque, muitas vezes, o problema de pele pode ser provocado por um distúrbio emocional e aprendi a fazer esse equilíbrio", argumenta a especialista.
Esteve também nos Estados Unidos e chegou a fazer curso com o dermatologista do cantor Michael Jackson, que retirava as manchas do rosto em uma semana com a aplicação da hidroquinona, uma substância utilizada para o clareamento. “A mancha pode até sair, mas podem ocorrer outros problemas e comprometer a saúde das células. Sem contar que assisti a outras palestras em que os especialistas usavam excessivamente lasers, ácidos, como o glicólico e o retinóico, e peelings fortíssimos. Tudo isso, a meu ver, é muito prejudicial”, comenta.
Roseli Siqueira já enfrentou a desaprovação de empresas, que não gostam do seu posicionamento. Muitas exigiram que ela retirasse até mesmo conteúdo do seu site, principalmente aquele que mantém firme em seus discursos até hoje: como a não recomendação do uso de protetor solar. "Alguns empresários tentaram me multar por eu ser fiel aos princípios que acredito", declara.
Em sua busca por conhecimento esteve em diferentes locais, como Milão, Xangai, Dubai, Paris… entre suas histórias, observou um monge vietnamita de 83 anos reproduzindo os mesmos toques no rosto que ela já fazia ao aplicar sua Massagem Esplendorosa, queridinha das famosas, e teve a nítida sensação que estava no caminho certo. Dois anos após aquele encontro, Roseli levou o filho, que teve um sério problema do coração para ser tratado e curado pelo mesmo monge.
Hoje, com mais de 40 anos dedicados à profissão, conta com o Centro de Estética Integrada Roseli Siqueira, no Jardim Europa, em São Paulo, um dos endereços mais sofisticados da cidade, e está inaugurando uma unidade em Brasília, no Setor Hoteleiro Sul (SHS)/Complexo Brasil 21.
O novo espaço, em Brasília, segue a mesma linha daquele na capital paulista e é distribuído em dois andares, com salas devidamente equipadas, os ambientes são decorados em tons suaves, com aromas e sonorização que levam a sensação de bem-estar, e iluminação que preza pelo acolhimento e conforto. “Também colocamos pedras e pedrinhas naturais, pois representam minhas lutas e conquistas. Não foi fácil chegar até aqui. Estudei bastante, pesquisei ativos e tecnologias, tudo para oferecer o melhor em beleza natural para minhas clientes”, conta Roseli Siqueira.
E quando fala que quer oferecer o melhor, não significa só entregar tratamentos e cosméticos, mas contar com profissionais altamente treinadas para seguir à risca sua filosofia. Somando as duas unidades, tem cerca de 45 funcionárias, entre elas, esteticistas e fisioterapeutas, que passam por uma rigorosa formação com Roseli Siqueira. Levam um ano para aprender apenas os movimentos corporais. Quando estão aptas, começam o treinamento das técnicas faciais, o que demora mais três anos para conclusão. Avaliações corporais? A profissional precisa ter, no mínimo, cinco anos de experiência na clínica para chegar a essa fase.
Tratamentos com folhas de ouro e tecnologias europeias
Seus protocolos personalizados e autorais, inspirados em seus estudos e viagens, vão além das técnicas manuais. “Pelo contrário, beleza natural pode e deve usar a tecnologia para tratar inúmeras condições como melasma, acne, manchas, celulite, flacidez, linhas finas e rugas. Entre os nossos segredinhos de beleza estão um arsenal tecnológico que faz uso da bioenergética para trabalhar a circulação e oxigenação, promovendo um efeito lifting - visível na hora -, contribuindo para deixar a pele mais uniforme, firme e rejuvenescida”, explica Roseli Siqueira.
O carro-chefe das clínicas é a Massagem Esplendorosa, que trabalha 500 pontos reflexos no rosto, ainda combate a flacidez, moldando os contornos e aliviando o stress. “Durante o procedimento é aplicada uma máscara de chocolate, patenteada pela clínica, que ajuda na desintoxicação da pele, minimiza olheiras e devolve a vivacidade. No final, as folhas de ouro são colocadas para potencializar o efeito dessa máscara”, revela a expert em beleza natural.
Tem ainda a massagem relaxante, que usa rolinhos de jade e de ouro para melhorar a oxigenação das células e a irrigação sanguínea. A outra estrela da casa é a massagem Dynamit, que é finalizada com o caroteno da máscara Sappajo´s, para estimular o colágeno.
A lista inclui ainda a drenagem modeladora, que contribui para a definição do contorno corporal e melhora a eutonia (tônus), impactando na redução das medidas; e a hidratação corporal, idealizada para resgatar a vitalidade, principalmente das áreas mais ressecadas.
Linha de cosméticos
Roseli Siqueira é uma verdadeira alquimista e mantém toda a sua essência natural e orgânica para desenvolver seus produtos biotecnológicos, sem usar matéria-prima sintética, como derivados de petróleo (silicone e óleos minerais) ou produtos geneticamente modificados e testados em animais. Hoje, conta com 26 cosméticos em seu portfólio, com itens para o corpo, rosto e cabelo, e a previsão é lançar novos produtos em 2025.
É pioneira no uso de células-tronco de maçã como princípio ativo do Pomme d'Beauté, um regenerador celular que atua na camada germinativa da pele e estimula os aminoácidos, melhorando o aporte de colágeno. Tem a famosa linha Gold, que leva ouro e chocolate, e faz efeito lifting, e a Sapajjo's, a base de abóbora, que hidrata enquanto protege.
Conta com máscaras faciais, como a de Prata, que é elaborada com água glacial do Ártico, e atua na hidratação e clareamento da pele; a Candy Fruit, que une a framboesa com argila vermelha para prevenir e minimizar episódios de acne; e a de Flores, que combina vários tipos, como lótus, maracujá e calêndula, para nutrir e uniformizar o tom da derme.
Há maquiagens naturais, como o Pó de Pérola (pó facial bionutritivo) e o Glow (complexo iluminador bioativado), e uma linha capilar, a Elixir Eco-Green, com shampoo e condicionador a base de baobá e extrato biotecnológico do cacau, que fortalecem as madeixas, devolvem o brilho e a maciez, promovendo ainda um detox e equilíbrio do couro cabeludo.
“É um privilégio pensar em cada fórmula e transformar os ativos em produtos que cuidam da pele e dos cabelos, e que vão impactar positivamente na autoestima. E, agora, quem é de Brasília, vai poder conferir esses benefícios de perto”, finaliza Roseli Siqueira.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.