Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Amputação como a do pai de Britney Spears não é comum, diz médico; entenda o que aconteceu

Jamie Spears, de 71 anos, teve a perna amputada após infecção e cinco cirurgias

6 dez 2023 - 05h00
(atualizado às 11h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Instagram/Britney Spears / Pipoca Moderna

Há um mês, Jamie Spears, de 71 anos, pai de Britney Spears, passou por uma amputação na perna devido a uma grave infecção, de acordo com informações do site norte-americano TMZ.

Fontes do site revelaram que Jamie foi hospitalizado por semanas devido à infecção, passando por cinco cirurgias sem sucesso para contê-la. Diante da situação, os médicos tomaram a decisão de realizar a amputação como a única opção viável.

O médico angiologista e cirurgião vascular Ronald Fidelis explica que qualquer infecção que não seja devidamente controlada pode se tornar cada vez mais profunda, atingindo músculos, articulações e até mesmo o próprio osso. 

“Qualquer infecção que se torne grave por não ser reconhecida a tempo e consequentemente tratada adequadamente, pode gerar um quadro de infecção generalizada e infecção grave naquela perna, cuja única alternativa para salvar a vida venha ser uma amputação”, explica o especialista. 

Fidelis ainda ressalta que a amputação por infecção não é comum, uma vez que a grande maioria das infecções, como as causadas por frieiras e micoses nos dedos e unhas, são leves. 

Diabéticos correm mais risco

Segundo o médico especialista, uma condição de saúde que pode resultar em complicações graves, especialmente de infecções nas pernas, é o diabetes. Esta condição está associada à elevação constante do açúcar no sangue, reduzindo a resistência geral a infecções.

Fidelis destaca que as infecções que ocorrem nos pés e pernas de pessoas com diabetes, são as que mais levam a amputações em uma frequência significativa. 

A demora da busca por respostas e consequentemente do diagnóstico de uma infecção, o que pode ter acontecido com o patriarca da família Spears, agrava consideravelmente os casos. 

“Esses tecidos mais profundos precisam ser limpos cirurgicamente, normalmente por um cirurgião vascular angiologista. Ele precisa identificar até que profundidade essa infecção já alcançou e aí fazer a chamada raspagem ou drenagem dos tecidos infectados”, explica.  

O tratamento para casos de infecção, feito com antibióticos, pode não ser expressivo se já houver acometimento do tecido ósseo e diminuição da circulação sanguínea. 

“Lembrar que o antibiótico chega até a perna através do sangue. Se a circulação não está boa, o antibiótico tomado por via oral ou mesmo injetado numa veia ele não vai chegar bem na perna ou no pé e não fará o efeito e por isso a intervenção cirúrgica para evitar amputação pode ser necessária”.

10 exercícios para emagrecer que você pode fazer em casa 10 exercícios para emagrecer que você pode fazer em casa

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade