Pais veem roxo no olho da filha e descobrem câncer em estágio avançado
Os pais de Harper Walker, 18 meses, criaram vaquinha para custear tratamento experimental que possa prolongar a expectativa de vida da filha
Quando Harper Walker de apenas 13 meses surgiu com um pequeno roxo próximo ao olho direito, os seus pais imaginaram que deveria ser apenas um machucado. Mas após visita ao médio, Adam Walker, 37, e Jenny Huddart, 38, descobriram que o hematoma era resultado de um tumor cancerígeno, um neuroblastoma em fase metastática, segundo o tabloide britânico Daily Mail.
A pequena Harper iniciou o tratamento em Manchester, na Inglaterra, logo após o diagnóstico da doença, que afeta o sistema nervoso. Mas seus pais criaram vaquinha para arrecadar R$ 1,8 milhão (300 mil libras) para que ela participe de um tratamento experimental nos Estados Unidos, para prolongar as chances de cura.
"Estou me sentindo entorpecida e devastada. Nenhum bebê merece passar por isso. Muitas vezes me pego pesquisando estatísticas, esperando encontrar resultados diferentes (mas) nunca encontro. Agora, a esperança de que Harper consiga tratamento para que continue viva e tenha a vida que merece é o que me faz continuar", disse Jenny, mãe da menina, ao jornal.
Harper, que completou 18 meses, já passou por 80 dias de quimioterapia. Ela também deve passar por cirurgia em agosto e depois encarar novas sessões de quimioterapia, radioterapia e imunoterapia. "Uma vez finalizado [o tratamento], ainda existe o risco de que o câncer retorne. Estamos arrecadando dinheiro para Harper receber um tratamento revolucionário que pode melhorar sua sobrevivência a longo prazo", explicou Adam.
O que é o neuroblastoma?
O neuroblastoma afeta principalmente bebês e crianças pequenas. Ele se desenvolve a partir de células nervosas especializadas – neuroblastos –remanescentes do desenvolvimento do bebê no útero. A doença corresponde de 8% a 10 % dos casos de neoplasias na criança, com prevalência de 1 caso a cada 7.000 nascidos vivos.
O tratamento do paciente com neuroblastoma é individualizado e definido de acordo com o estádio e as características clínicas e biológicas da doença, além dos dados histopatológicos.