Palito de dente: eficaz ou arriscado? Dentista explica
Dentista alerta sobre as limitações e riscos do uso frequente de palito de dente. Veja se vale a pena utilizar o instrumento
Basta ficar um pedacinho de carne ou qualquer outro alimento entre os dentes para buscar formas variadas de tirar a sujeira dali. Geralmente, o palito de dente é a alternativa mais comum. No entanto, isso não significa que ele seja 100% seguro.
A Dra. Giovanna Zanini Rodrigues, dentista pós-graduanda em prótese pelo Instituto Americano de Odontologia em Brasília (DF), explica que o uso de palitos de dente pode ser controverso devido a alguns riscos e desvantagens.
Riscos de usar palito de dente
A especialista aponta algumas razões pelas quais muitos profissionais de saúde bucal desaconselham o uso frequente de palitos de dente. Confira:
1. Danos às gengivas e aos dentes:
- O uso inadequado do palito de dente, como aplicar muita pressão ou força entre os dentes, por exemplo, pode causar danos às gengivas e ao esmalte dentário;
- Palitos de madeira, em particular, podem lascar ou quebrar, apresentando riscos adicionais.
2. Ineficiência na remoção de placa bacteriana:
- Os palitos de dente podem não ser tão eficazes quanto o fio dental na remoção da placa bacteriana entre os dentes e ao longo da linha da gengiva.
3. Risco de lesões:
- Pontas afiadas de palitos de dente podem causar ferimentos nas gengivas, na língua ou nas bochechas, especialmente se não forem usados com cuidado.
4. Não aborda a causa subjacente do mau hálito:
- O mau hálito muitas vezes resulta de problemas bucais mais profundos, como gengivite, cáries ou doenças periodontais. No entanto, o uso de palitos de dente não aborda essas causas subjacentes.
5. Uso excessivo pode causar irritação:
- O uso frequente de palitos de dente pode irritar as gengivas e, além disso, levar a problemas como retração gengival em alguns casos.
Alternativas mais seguras
Há alternativas mais seguras e eficazes para a limpeza interdental, como fio dental, escovas interdentais e palitos de silicone, por exemplo. O último, aliás, é menos abrasivo e oferece uma limpeza mais eficiente.
"Em vez de depender apenas de palitos de dente, é recomendável adotar uma abordagem mais abrangente para a higiene bucal, incluindo escovação regular, uso de fio dental e visitas periódicas ao dentista. Se você tem dúvidas sobre a adequação dos palitos de dente para sua situação específica, é aconselhável discutir suas práticas de higiene bucal com um profissional de saúde bucal", destaca Giovanna.