Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Paniculite mesentérica: entenda condição rara que atinge Priscila Fantin

Atriz revelou diagnóstico ao estrear na "Dança dos Famosos", no “Domingão com Huck”

21 mar 2023 - 17h50
Compartilhar
Exibir comentários

O diagnóstico dessa condição nem sempre é fácil, mas felizmente Priscila Fantin descobriu com antecedência que sofre de paniculite mesentérica e pode tratar. A atriz está participando da "Dança dos Famosos", no “Domingão com Huck”, da TV Globo, onde falou sobre seu estado de saúde. 

“Nossa primeira apresentação no 'Dança dos Famosos' exigiu muita garra. Até mesmo durante a semana de ensaios, já que fui acometida por uma paniculite mesentérica que tirou toda minha energia e disposição. Gostaria de ter me dedicado 100% como sempre faço e isso por si só já foi um problema pra mim. Dei o meu melhor”.

Doença de Priscila Fantin causa inflamação e fortes dores
Doença de Priscila Fantin causa inflamação e fortes dores
Foto: Reproducao/Instagram@priscilafantin

Afinal, o que é paniculite mesentérica?

A paniculite é uma inflamação na gordura subcutânea, ou seja, logo abaixo da pele e antes dos músculos como os do abdômen, e possui várias causas. Para além das informações de uma boa anamnese (histórico do paciente) e exame físico – o que inclui a avaliação de aspectos como localização e outras características das lesões, sintomas sistêmicos, achados laboratoriais e fatores etiológicos – é frequente a necessidade de biópsia da lesão. As informações são do Ministério da Saúde.

A paniculite afeta o tecido adiposo do mesentério do intestino delgado promovendo uma inflamação não específica que pode conduzir, em última análise, à fibrose e à retração do mesmo. 

Doença é uma condição rara

O proctologista Fernando Lemos explica em seu canal no YouTube que até mesmo para a classe médica a condição é desconhecida. “Tenho inúmeros colegas que me perguntam o que é. Tem aparecido mais casos que o habitual no meu escritório”, revela.

Segundo o especialista, o diagnóstico não é tão fácil, já que a paniculite pode aparecer com várias patologias abdominais. “A paniculite, em mais de 80% dos casos, não acaba em cirurgia”, adianta. Ela se confunde com apendicite, úlcera perfurada, torção do intestino grosso, entre outros.

“Nós temos uma estrutura que segura todo o intestino, tanto o delgado quanto o grosso. Desde 2016, o mesentério (a estrutura que segura toda a parte intestinal) é considerado órgão, pois antes não era”, complementa.

Sintomas

A estrutura em forma de leque quando infectada dá origem ao que chamamos de paniculite. Dados da literatura médica apontam que ela atinge em maior número pessoas que têm mais de 50 anos, mas tem sido observada em pessoas com menos idade. “Os sintomas são dor intensa na barriga, geralmente mais do lado esquerdo, debaixo da costela. Causa náuseas, vômitos, pode dar diarreia ou trancar o intestino. Também causa febre, entre outros”, acrescenta. 

O médico ressalta que é importante solicitar uma tomografia computadorizada do abdômen, para conseguir ter um diagnóstico mais preciso. A causa, segundo Fernando Lemos, ainda não é bem conhecida, mas suspeita-se que cirurgias no abdômen feitas no passado, traumas na região ou pessoas que têm doença autoimune, como o lúpus, são apontadas. 

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade