Panos de prato podem encher suas louças de bactérias; de quanto em quanto tempo trocar?
Item comum nas cozinhas ajuda na proliferação de microrganismos e pode se tornar um risco para a saúde se não for trocado com frequência
Talvez você nunca tenha parado para pensar, mas o pano de prato é um dos itens da sua cozinha que pode botar em risco a sua saúde. Isso pelo fato do pano estar em constante contato com alimentos, pessoas e até a lixeira do ambiente.
"Os perigos dos pratos de prato estão justamente neste 'transportar de bactérias' de um lugar pra outro", diz o biomédico Roberto Martins, também conhecido como Doutor Bactéria. Ele cita a salmonela como exemplo, que pode ser transportada pelo pano de prato até o ser humano.
De acordo com estudo apresentado no encontro da Sociedade Americana de Microbiologia, 36,7% das amostras analisadas estavam contaminadas por bactérias coliformes responsáveis por causar problemas intestinais e infecções urinárias.
Segundo o Doutor Bactéria, o pano de prato sujo pode chegar a ter 1 milhão de bactérias a mais do que a tampa de um banheiro público.
Para limpar, ele indica que o produto seja colocado em um balde com água e desinfetante antibacteriano. Deixe o item lá por 10 minutos e depois enxague-o normalmente. O ideal é que você passe o pano com ferro quente, para eliminar qualquer risco.
Além disso, especialistas também sugerem que você tenha um pano de prato para cada finalidade: um para secar louça, outro para secar a mão. Se não for possível lavar o pano de prato de secar louça diariamente, o ideal é usá-lo no máximo por três dias; para secar a mão, o prazo é de até cinco dias.