Paul McCartney faz! ‘Ioga’ para os olhos realmente ajuda a evitar o uso de óculos?
Ex-Beatles é adepto de "Yoga Ocular" para preservar sua visão. Oftalmologista comenta a técnica
Paul McCartney é adepto do "Yoga Ocular", técnica que o cantor aprendeu na Índia e que ele acredita que o ajuda a manter a visão boa e até a evitar o uso de óculos aos 82 anos. "Eu aprendi com alguns profissionais de yoga na Índia. Eles explicaram que nossos olhos são músculos, enquanto nossas orelhas não são, então você não pode exercitá-las. Mas seus olhos, você pode", disse o ex-beatle em uma entrevista.
Base científica é questionável
Tiago César Pereira Ferreira, oftalmologista especialista em cirurgia refrativa, explica que a ioga para os olhos é uma prática que envolve uma série de exercícios específicos para a região. Esses exercícios incluem movimentos oculares horizontais (esquerda para direita e vice-versa), verticais (para cima e para baixo) e circulares (em ambos os sentidos), realizados com a cabeça imóvel.
Segundo o médico, ainda que a técnica tenha ganhado popularidade, sua base científica é questionável.
"Não há evidências científicas robustas que comprovem a eficácia da ioga para os olhos na melhoria da acuidade visual ou na eliminação da necessidade de óculos. A maioria dos estudos que investigam exercícios oculares, como os propostos pela ioga para os olhos, são limitados e não demonstram benefícios significativos na correção de erros refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo) ou em condições como a presbiopia", disse o profissional em entrevista ao Terra Você.
Mesmo assim, ele reconhece que também há benefícios na técnica, tais como ajudar a aliviar temporariamente a fadiga ocular associada ao uso prolongado de telas, uma condição conhecida como Síndrome da Visão de Computador.
"Além disso, exercícios de movimentação ocular podem melhorar o conforto visual e a flexibilidade dos músculos oculares, embora esses benefícios sejam geralmente leves e temporários", finaliza o especialista.