Peça fundamental no skincare: ácido salicílico e seus benefícios
Saiba mais sobre os benefícios desse ativo à pele
O ácido salicílico é um dos ativos mais encontrados em produtos voltados para os cuidados com a pele. Ele faz parte dos beta-hidroxiácidos e oferece ação querolítica e anti-inflamatória.
"É um ingrediente que tem a capacidade de acelerar a renovação da pele, diminuindo a adesão entre as células", resume a Dra. Ana Carolina Sumam, dermatologista. A seguir, saiba mais sobre os benefícios que o ácido salicílico pode trazer à pele e entenda como incluí-lo no seu skincare.
Para que serve o ácido salicílico?
O ácido salicílico serve, principalmente, para o tratamento da acne, mas também pode ser recomendado para lidar com outras condições dermatológicas, por exemplo, dermatite seborreica, psoríase e verrugas. Além disso, ele pode ser utilizado para amenizar linhas finas e rugas e para o clareamento de manchas, afirma a Dra. Isabel Martinez, médica, MBA em cosmetologia e CEO da Clinica Martinez.
"Por ter ação queratolítica, ele pode ser prescrito para doenças de pele caracterizadas pela hiperqueratose, ou seja, pela proliferação exagerada de queratinócitos, por exemplo, calosidades e hiperceratose pilar", completa a Dra. Ana.
Quais os benefícios do ácido salicílico?
A Dra. Tricie Kobylko, dermatologista da Casa de Saúde São José, lista os principais benefícios do ácido salicílico à pele:
- Esfoliação suave, favorecendo a remoção de células mortas;
- Diminuição do processo inflamatório;
- Controle da produção de sebo;
- Desobstrução dos poros;
- Prevenção de cravos e espinhas;
- Melhora de manchas;
- Tratamento de linhas de expressão;
O ácido salicílico é seguro?
"O ácido salicílico é geralmente seguro para a maioria das pessoas quando usado conforme indicado", destaca a Dra. Isabel.
No entanto, é preciso ter em mente que pode causar alguns efeitos colaterais, entre eles, irritação, vermelhidão, descamação, sensação de queimação e aumento da sensibilidade ao sol
"Por esse motivo, é fundamental seguir corretamente todas as orientações do dermatologista e não exagerar na quantidade aplicada", fala a Dra. Tricie.
Quais as contraindicações?
Segundo a Dra. Isabel, o ácido salicílico é contraindicado para pessoas que apresentem reações alérgicas ao componente, crianças menores de 12 anos, gestantes e lactantes e pessoas com uma pele muito sensível ou doenças cutâneas específicas (eczema severo, por exemplo). "Nesses casos, é ainda mais importante consultar um dermatologista antes do uso", alerta ela.
Como usar o ácido salicílico?
O ácido salicílico pode ser utilizado tanto no skincare diurno quanto no noturno. "Ele pode ser encontrado em sabonetes, loções tônicas, adstringentes, produtos antiacne, formulações manipuladas e em muitos outros produtos", conta a Dra. Ana.
Aqui vai uma sugestão de passo a passo para você incluir este ativo nos seus cuidados com a pele:
- Lave o rosto com um sabonete adequado para o seu tipo de pele;
- Aplique o produto com o ácido salicílico, como um tônico, gel de tratamento e sérum.
- Passe o protetor solar pela manhã e não esqueça de reaplicá-lo ao longo do dia.
Cuidados importantes
Para usar o ácido salicílico sem comprometer a saúde da sua pele, é essencial realizar um teste de sensibilidade antes, aplicar protetor solar diariamente, não passar o ativo se a barreira cutânea estiver irritada ou machucada e não combiná-lo com outros tratamentos sem ajuda médica.
"Lembre-se de sempre seguir as instruções do produto, respeitando a frequência, a quantidade e o modo de uso", acrescenta Martinez.