Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pele de crianças e idosos é mais sensível ao calor; veja alguns cuidados

Por terem a pele mais sensível, crianças e idosos costumam sentir com mais intensidade os danos do calor extremo

19 set 2023 - 17h02
(atualizado às 17h35)
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil está enfrentando uma grave onda de calor, em que as temperaturas devem ultrapassar os 40ºC, causando diversos danos à saúde. Os mais afetados são as crianças e os idosos. Isso porque eles possuem a pele mais fina em relação aos adultos, o que favorece a penetração mais profunda dos raios UV, tornando-os mais suscetíveis a queimaduras. Quem explica é o médico dermatologista Dr. Caique Costa Dias.

Pele de crianças e idosos é mais sensível ao calor; veja alguns cuidados -
Pele de crianças e idosos é mais sensível ao calor; veja alguns cuidados -
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Além disso, o calor intenso pode pode agravar algumas doenças pré-existentes. "É o caso da miliária e da dermatite atópica, por exemplo, por conta do estímulo à produção de suor e maior tendência à pele seca quando há exposição direta à radiação", explica o especialista.

Como se proteger do calor intenso

O dermatologista recomenda algumas medidas que podem ajudar a proteger o calor extremo. Os cuidados são especialmente importantes para crianças e idosos. Confira:

  • Utilizar protetor solar de forma rotineira (isto é, a cada 2 horas), com fator de proteção igual ou acima de 30;
  • Utilizar barreira física, como camisas com proteção UV e chapéus quando houver exposição solar direta;
  • Em piscinas ou no mar, utilizar protetor solar resistente à água.

Sinais de queimaduras e insolação

O médico chama atenção para sinais como vermelhidão, descamação, bolhas, hiperpigmentação. Além disso, os casos mais graves podem apresentar febre. Todos esses sintomas podem indicar queimaduras e/ou quadros de insolação. "Um profissional de saúde deve ser acionado quando houver algum desses sintomas", destaca.

Dermocosméticos e medicamentos que podem ajudar

Caique recomenda o uso de hidratantes não oclusivos com a base de creme para manter hidratada a pele de crianças e idosas. Além disso, eles são indicados para o tratamento de peles com tendência a xerose ou no alívio sintomático de queimaduras de primeiro grau.

Já no caso de queimaduras, o uso de analgésicos comuns e cremes hidratantes ajudam a controlar a dor e o desconforto. "Podem ser utilizados hidratantes com alguns ativos refrescantes como aloe vera ou mentol, por exemplo", afirma.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade