Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Forma de caminhar pode revelar idade, segundo pesquisadores

Estudo japonês foi feito com mais de 4 mil pessoas e cientistas criaram um sistema de análise de imagem

14 jul 2015 - 01h41
(atualizado às 07h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Pesquisadores da Universidade de Osaka, no oeste do Japão, desenvolveram um sistema de análise de imagem capaz de determinar a idade de uma pessoa por sua forma de andar, informou nesta terça-feira (14) a agência japonesa Kyodo .

A forma de caminhar pode determinar a idade da pessoa, segundo pesquisa
A forma de caminhar pode determinar a idade da pessoa, segundo pesquisa
Foto: iStock

O sistema pode estabelecer se a maneira de caminhar de uma pessoa corresponde com a de um indivíduo de idade superior ou inferior a real, e quer constituir uma fonte de informação "objetiva" que ajude na conscientização sobre a importância de "se manter em forma", indicou Yasushi Yagi, líder do grupo de pesquisa.

Siga o Terra Estino no Twitter

O estudo foi realizado com 4 mil pessoas de várias idades, observando seus padrões ao andar como o comprimento do passo, a oscilação dos braços e a velocidade. Eles também levaram em consideração a musculatura das costas e o tamanho das cabeças.

As informações, então, foram reunidas em uma base de dados que catalogou as distintas características em função da idade.

De acordo com os resultados da pesquisa, de forma geral, as pessoas que possuem por volta de 20 anos não balançam demais os braços enquanto caminham. Já as que têm entre 40 e 50 anos tendem a carregar mais o peso nas costas quando andam.

Para analisar a forma de andar de uma pessoa, os pesquisadores primeiro a gravam caminhando por uma "passarela" de 6 metros. Depois, o sistema utiliza a base de dados para estabelecer a idade aproximada.

Empregado em combinação com outras tecnologias, o novo método também pode ser aplicado em outros campos, como em sistema de vigilâncias, indicou a equipe de pesquisadores japonesa.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade