Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pilates na terceira idade: exercício fortalece a musculatura

A atividade física ajuda na prevenção de quedas e no ganho de equilíbrio

28 set 2015 - 19h17
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: iStock

A perda de massa óssea e muscular, a fraqueza e as dores no corpo são apenas algumas características do envelhecimento. Porém, é possível chegar à terceira idade com saúde por meio dos exercícios de pilates.

Siga Terra Estilo no Twitter

Em casos de falta de equilíbrio e risco de quedas, a atividade física toma uma papel importante na prevenção dos problemas e na melhora da capacidade muscular dos idosos. Saiba mais sobre as vantagens de adotar os exercícios de pilates após os 60 anos.

Benefícios dos exercícios de pilates

O personal trainer especialista em pilates clássico Rafael Mañes lembra que o método foi criado por Joseph Pilates e chamado inicialmente de contrologia, com o objetivo de desenvolver um corpo uniforme, corrigir posturas inadequadas, restaurar a vitalidade física e vigorar a mente e o espírito.

Segundo ele, os princípios básicos seriam a respiração, a concentração, a estabilização, o controle, a precisão e a fluidez. Os exercícios de pilates trabalham força, flexibilidade e consciência corporal com movimentos coordenados com a respiração, com o foco na perfeita execução, não na quantidade de repetições.

Além disso, o personal trainer afirma que, ao praticar a atividade, é possível notar o ganho de força, a melhora da flexibilidade e do equilíbrio dinâmico, a diminuição de dores nas costas e a melhora da postura. Ainda, a prática auxilia na manutenção da pressão arterial, colabora para a calcificação óssea e ajuda no controle do peso.

“Quando o indivíduo chega a uma fase em que a mobilidade fica reduzida por conta da perda de massa muscular, o que causa instabilidade articular, falta de equilíbrio e fraqueza, as quedas são sempre um grande risco. Os exercícios de pilates promovem mais força, trabalhando o corpo de forma geral”, explica Mañes.

O método que trabalha com a profundidade da musculatura se chama Power House, ou centro de força. Ele mexe com músculos como os do cinturão abdominal, os oblíquos internos, assoalho pélvico e eretores da coluna. Conforme Mañes, esses músculos trabalham em conjunto ao redor da coluna, promovendo maior estabilidade e colaborando para o equilíbrio.

Melhores exercícios de pilates para idosos

Segundo o personal trainer, é difícil falar em exercícios de pilates específicos somente para idosos.

“O método pilates trabalha o individuo nas suas particularidades e, por conta disso é tão indicado a pessoas acometidas de patologias. Ele trata da pessoa de forma direcionada para superar suas limitações. Trabalha ampliando a gama de movimentos e proporcionando gestos mais eficientes e estáveis”, destaca.

Além disso, o especialista explica que, independentemente da atividade, ela não gera sobrecarga ou gasto energético desnecessário. “O indivíduo aprende a sentir o músculo que está sendo utilizado para cada movimento e a usar o corpo de forma eficiente e segura, de acordo com suas necessidades e limitações”, garante.

Mañes lembra, ainda, que a bola suíça, apesar de não ser um instrumento original da prática, foi agregada ao método para recriar no solo exercícios feitos nos aparelhos. “Ela oferece uma instabilidade que auxilia no fortalecimento do Power House. É um acessório versátil, utilizado para facilitar movimentos ou criar dificuldades e desafios para os idosos.”

Hidroginástica é opção para reabilitação na terceira idade:
Vivo Mais Saudável Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade