PUBLICIDADE

Pó cheirado no Oktoberfest é mistura de mentol com açúcar; prática é perigosa

Vídeos com jovens cheirando a substância viralizaram no Twitter; associação de mentol e açúcar não é ilegal, mas pode causar danos à saúde

29 set 2023 - 11h06
Compartilhar
Exibir comentários
Oktoberfest é uma tradicional festa alemã
Oktoberfest é uma tradicional festa alemã
Foto: Livinus / iStock

Vídeos de jovens cheirando um pó branco na tradicional festa alemã Oktoberfest tomaram conta do X, antigo Twitter, nesta semana. Mas logo um contexto foi adicionado: não se trata do consumo de nenhuma substância ilícita, mas sim de uma mistura em pó de açúcar e mentol.

O produto, inclusive, é comercializado no evento, segundo o Business Insider. Outra publicação, o portal Observador, lembra que há registros da prática desde pelo menos 2011. Ou seja, é um hábito que já tem mais de 10 anos.

Mas qual é o efeito?

O açúcar, também conhecido como sacarose, é um composto formado pela condensação da frutose e da glicose, pontua a farmacêutica Jaqueline Tiemi Watanabe, coordenadora técnica da Anfarmag. Já o mentol é um composto orgânico obtido por síntese ou pela extração de plantas da espécie Mentha.

"O mentol possui características de resfriamento bem conhecidas, pois estimula os receptores de frio na mucosa nasal para criar uma sensação aumentada de fluxo de ar, modulando a sensação de frescor, e um cheiro residual de menta", acrescenta a farmacêutica em entrevista ao Terra.

Por isso, a substância é usada para aliviar sintomas de bronquite, sinusite e condições semelhantes. Para tanto, o mentol é absorvido por via inalatória, em pastilhas ou como pomada "com cânfora e óleo de eucalipto para aplicação no peito ou nas narinas".

Sinusite: 5 sinais de agravamento:

Os contras da mistura

Como explica Danusa Campos, professora de Química da Estácio BH, o efeito esperado ao misturar as duas substâncias é obter a sensação anestésica trazida pelo mentol ao mesmo tempo em que se tem o estímulo com a glicose do açúcar. A ingestão pela mucosa, de modo semelhante ao uso de cocaína, ainda acelera a absorção do produto, que vai direto para a corrente sanguínea. Essa associação, no entanto, não é segura.

"Pode gerar alguns problemas como bloqueio de impulsos elétricos no cérebro e, além disso, irritação na pele, nas mucosas e, se isso cair no globo ocular, pode gerar alguma úlcera", pontua a professora ao falar com o Terra. "É bem complicado o uso sem acompanhamento de um farmacêutico ou um médico".

A farmacêutica Jaqueline, então, acrescenta que há relatos de dor de cabeça, bradicardia, tremor muscular, choque anafilático, erupção cutânea, azia, queimação perianal, visão turva e náuseas após uso de mentol. "Por via inalatória, pode ocorrer apneia e broncoconstrição em pacientes com hipersensibilidade. Em contato com a cavidade bucal, pode ocorrer ardência bucal ou ulceração oral", completa.

Cheirar açúcar isoladamente também não é recomendado. Tal prática pode desencadear irritação nasal, inflamação, dor e congestão nas narinas, além de criar um ambiente propício ao crescimento de bactérias e fungos.

Quantos litros de água você deve beber por dia? Quantos litros de água você deve beber por dia?

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade