Por que não devemos usar o celular enquanto caminhamos? Veja riscos
Costume de olhar o aparelho enquanto caminha pode causar desde fortes dores no corpo a fraturas mais graves
Usar celular enquanto se caminha apresenta riscos à saúde ortopédica, como tensão muscular, síndrome de 'text neck', entorses e fraturas, podendo ser minimizados com atenção e postura ergonomicamente correta.
Os celulares se tornaram uma extensão de nossas vidas, fazendo parte de quase todos os momentos da nossa rotina e servindo como um assistente no nosso dia a dia. Porém, sua companhia em atividades simples, como caminhar, pode apresentar uma série de riscos que muitas vezes passam despercebidos.
Em conversa com o Terra, Daniel Oliveira, médico ortopedista especialista em coluna vertebral e diretor do NOT Núcleo de Ortopedia e Traumatologia de Belo Horizonte, explica quais são os principais riscos à saúde ortopédica associados ao uso do celular enquanto caminhamos.
De acordo com o especialista, ao usar o celular enquanto caminhamos, nossa atenção se divide, e isso pode levar a uma postura inadequada, como inclinar a cabeça para baixo para olhar a tela.
“Essa posição pode causar tensão no pescoço, nos ombros e nas costas. Além disso, a atenção dividida aumenta o risco de tropeçar ou esbarrar em objetos, levando a lesões ortopédicas, como torções, fraturas ou contusões”, diz o ortopedista.
Além disso, essa postura pode levar ao desenvolvimento de problemas como a síndrome da "text neck" (pescoço de texto), onde há uma tensão excessiva nos músculos e ligamentos do pescoço devido à inclinação constante da cabeça, o que pode resultar em dor no pescoço, ombros, costas superiores e até em dores de cabeça.
Além das lesões musculoesqueléticas, a distração causada pelo uso do celular ainda pode levar a acidentes que causem entorses de tornozelo, joelho e até fraturas mais graves. A redução da atenção também leva a um tempo de reação mais lento, aumentando a probabilidade de acidentes.
O médico indica algumas medidas preventivas que podem ser tomadas para reduzir os riscos associados ao uso de celular enquanto caminhamos:
- Evitar o uso de dispositivos principalmente em áreas movimentadas ou desconhecidas;
- Parar em um local seguro antes de começar a digitar ou ler;
- Lembrar de manter a postura correta ao usar o celular, mesmo parado, com a tela na altura dos olhos para evitar inclinar a cabeça para baixo;
- Estar atento ao ambiente, evitando obstáculos e perigos potenciais;
- Realizar exercícios de fortalecimento e alongamento para as áreas do corpo mais afetadas pela má postura, como pescoço, ombros e costas.