Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Por que sentimos mais dor no frio?

Inverno começou! Estação mais fria do ano pode provocar dores nas articulações e músculos; médico ensina como aliviar

20 jun 2024 - 13h37
Compartilhar
Exibir comentários
A queda da temperatura pode levar à contração dos músculos e dos tecidos ao redor das articulações
A queda da temperatura pode levar à contração dos músculos e dos tecidos ao redor das articulações
Foto: Freepik

Com a chegada do inverno e os meses mais frios, muitas pessoas percebem um aumento nas dores corporais, especialmente em articulações e músculos. Essa observação levanta uma questão: por que o frio parece intensificar a dor? 

Para esclarecer essa dúvida, o Terra Você conversou com o médico ortopedista Daniel Oliveira, especialista em coluna vertebral e diretor do NOT - Núcleo de Ortopedia e Traumatologia de Belo Horizonte.

O médico explica que o frio intensifica a dor nas articulações e nos músculos devido a uma combinação de fatores fisiológicos e comportamentais. 

A queda da temperatura pode levar à contração dos músculos e dos tecidos ao redor das articulações, aumentando a rigidez e a sensação de dor. Além disso, no frio, as pessoas tendem a reduzir a atividade física, o que pode contribuir para o aumento da dor e rigidez.

De acordo com o especialista, a exposição a temperaturas baixas ainda provoca a vasoconstrição, que diminui o fluxo sanguíneo para as extremidades.

“Isso pode resultar em uma redução da lubrificação das articulações, aumentando a fricção e a dor. Além disso,  o líquido sinovial (que lubrifica e reduz o atrito entre os ossos de uma articulação) fica mais espesso, menos fluido, contribuindo para maior rigidez e dor nas juntas do corpo”, diz o ortopedista. 

6 benefícios das atividades físicas para quem tem problema de circulação 6 benefícios das atividades físicas para quem tem problema de circulação

Quanto à ligação entre o clima frio e o aumento da inflamação nas articulações observado por algumas pessoas, o médico diz que não existem evidências conclusivas que liguem diretamente um ao outro. No entanto, a percepção da dor pode aumentar devido à contração dos tecidos e à diminuição do fluxo sanguíneo. 

“Pessoas com condições inflamatórias, como artrite, podem perceber um aumento nos sintomas durante o frio, mas isso está mais relacionado à rigidez e à diminuição da mobilidade do que a um aumento direto na inflamação”, explica.

Para quem jura que uma lesão óssea ou cirurgia ortopédica dói mais no frio, o médico conta que isso acontece porque a cicatrização e os tecidos ao redor das áreas lesionadas ou operadas podem ser mais sensíveis às mudanças de temperatura, levando a um aumento da dor e da rigidez durante o clima frio. 

Como se prevenir

Para gerenciar a dor nas articulações durante o clima frio, o especialista recomenda que a pessoa se mantenha ativa, pois os exercícios regulares ajudam a manter as articulações flexíveis e reduzem a rigidez. Além disso, é indicado:

  • Usar roupas adequadas para manter o corpo aquecido, especialmente as extremidades;
  • Aplicar compressas quentes para ajudar a aliviar a dor e melhorar a circulação;
  • Investir em uma boa hidratação e em uma dieta rica em nutrientes que combatem a inflamação;
  • Investir em exercícios de alongamento para evitar essas dores e aquecer o corpo antes de começar as atividades físicas. 
Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade