Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Posso usar cápsulas de cafeína como pré-treino? Entenda

Enfermeira de 23 anos relata quase ter tido um ataque cardíaco após usar cápsulas de cafeína como pré-treino. Veja os riscos

25 abr 2024 - 10h00
(atualizado às 15h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Recentemente, uma enfermeira de 23 anos relatou no TikTok que foi parar no hospital após consumir cápsulas de cafeína, utilizadas como pré-treino. Andressa Mello contou que quase teve um ataque cardíaco depois de ingerir o suplemento. "Parecia que meu coração ia sair pela boca", relatou.

Posso usar cápsulas de cafeína como pré
Posso usar cápsulas de cafeína como pré
Foto: treino? Entenda - Shutterstock / Saúde em Dia

O caso chamou atenção de autoridades de saúde e de praticantes de exercícios físicos, acendendo um alerta para os riscos envolvidos no uso de cápsulas de cafeína como pré-treino.

Para que servem as cápsulas de cafeína?

De acordo com a Dra. Fernanda Trovão, cardiologista do Hospital Vila Nova Star, as cápsulas de cafeína atuam principalmente como estimulante. "Elas estimulam substâncias que agem diretamente no cérebro, como adrenalina, serotonina, noradrenalina, causando o aumento das funções orgânicas e inibindo a adenosina, que é uma substância que causa cansaço e fadiga no cotidiano", afirma.

As principais indicações do uso da cafeína em cápsula, segundo a médica, é melhorar a atenção e concentração, a memória e a capacidade de aprendizado. Além disso, ela melhora o bem-estar e é usada também como profilaxia, ou seja, na prevenção e melhora da cefaleia.

Fernanda acrescenta ainda que as cápsulas de cafeína aumentam a força e resistência muscular, bem como o desempenho na atividade física. Por isso, é muito comum seu uso como pré-treino nas academias, pois diminui o cansaço, o sono, melhora o humor e melhora a depressão.

Quais os riscos de usar as cápsulas como pré-treino?

A cardiologista aponta que, muitas vezes, a cafeína é usada como pré-treino sem uma indicação médica formal. Isto é, por indicações de amigos na academia ou outros profissionais que não são da área de saúde.

"E juntamente com os efeitos fisiológicos dos exercícios, elas podem causar tremores, palpitações, batimentos cardíacos acelerados, tontura, insônia, irritabilidade, causando um efeito paradoxal, além de efeitos irritativos no estômago e no intestino", alerta.

Por isso, antes do uso, a especialista pede atenção e cuidado. É preciso saber se realmente há indicação para usar a cafeína, e se não tem nenhuma doença de base que possa potencializar os efeitos e causar algum dano, como arritmias, ou até mesmo morte súbita.

"Além disso, pacientes que têm doença coronária, como infarto, não podem utilizar porque aumenta a frequência cardíaca, precisando de um metabolismo cardiológico, o que muitas vezes o coração não está compensado", acrescenta.

Ou seja, antes do uso de qualquer substância deve-se procurar um médico e fazer um check-up para ver se a pessoa está apta ao uso, mesmo que sejam apenas suplementações, adverte a especialista.

Substituições para as cápsulas de cafeína

A médica lembra que existem diversas substâncias que podem substituir o uso das cápsulas de cafeína sem causar os efeitos colaterais citados.

"Uma delas para atividade física é a creatina, que dá força muscular e uma resistência maior. Há também o chá-verde, que estimula e não tem o efeito adrenérgico da cafeína; e ainda outros aminoácidos como beta-alanina, que aumenta o estímulo muscular e o desempenho no treino", finaliza a Dra. Fernanda Trovão.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade