Prefeito de BH, Fuad Noman tem parada cardiorrespiratória e está em estado grave; veja boletim
Fuad é o prefeito eleito mais velho em uma capital brasileira nas últimas eleições; ele está internado desde 3 de janeiro
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), de 77 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória e está internado em estado grave no Hospital Mater Dei. Desde janeiro, ele luta contra problemas de saúde, incluindo câncer e insuficiência renal aguda, enquanto a cidade é gerida interinamente por seu vice.
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), de 77 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória na noite de terça-feira, 25, por volta das 22h. O mandatário está internado no Hospital Mater Dei desde o dia 3 de janeiro e, após o ocorrido desta noite, seu quadro de saúde é "bastante grave".
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo o boletim médico atualizado na manhã desta quarta-feira, 26, Fuad "foi reanimado, mas evoluiu com choque cardiogênico necessitando de doses elevadas de drogas vasoativas e inotrópicas". Ainda de acordo com o documento, o prefeito está respirando com o auxílio de aparelhos, mantendo pressão com medicamentos.
Após a parada cardiorrespiratória, também surgiu um quadro de insuficiência renal aguda. O boletim médico é assinado por Enaldo Melo de Lima, coordenador médico do Hospital Integrado do Câncer da Rede Mater Dei de Saúde, e Anselmo Dornas Moura, coordenador médico da UTI do Hospital Mater Dei.
Fuad Noman foi reeleito como chefe do Executivo de Belo Horizonte nas eleições do ano passado, mas ainda não conseguiu realizar o seu novo mandato. Ainda em 1º de janeiro, dia de sua posse, o político participou da cerimônia de forma virtual, por questões de saúde. Em tratamento contra câncer e com imunidade baixa, Fuad foi orientado a evitar contato com grandes aglomerações.
Desde o dia 3 de janeiro, Fuad está internado, e a capital mineira está sendo gerenciada pelo seu vice, Álvaro Damião (União Brasil), de forma interina. De lá para cá, o político do PSD passou algumas vezes pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Nas eleições de 2024, Fuad Noman foi o prefeito eleito mais velho de uma capital brasileira. Em seu discurso feito virtualmente no dia de posse, ele comentou o motivo de estar na política.
"Muita gente tem me perguntado desde a eleição o porquê de eu estar aqui. Pessoas que me conhecem e até mesmo desconhecidas têm curiosidade para saber as razões de um homem de 77 anos, com a situação financeira resolvida, decidir entrar na política e disputar uma pesada eleição, em vez de curtir os netos ou viajar para conhecer os países que tem vontade de visitar", afirmou o político.