Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Preguiça de treinar no frio? Veja como manter o foco

São dicas que até amenizam a interferência do frio no corpo

21 jul 2023 - 17h02
(atualizado em 22/7/2023 às 00h25)
Compartilhar
Exibir comentários

É só a temperatura diminuir para acontecer aquela preguiça antes do treino, não é mesmo? Engana-se quem pensa que é a decisão acertada para o tempo de outono e inverno. Nesse sentido, o educador físico Aurélio Alfieri destacou que fazer exercício físico no inverno é tão importante quanto no calor. Ou seja, não se deve usar o frio como desculpa para não se exercitar.

Frio como desculpa para não se exercitar - Shutterstock
Frio como desculpa para não se exercitar - Shutterstock
Foto: Sport Life

O motivo para não usar o frio como desculpa para não se exercitar

"Fazer exercício no frio é tão importante quanto fazer exercício no calor. O nosso corpo precisa do movimento. No inverno, nosso corpo acaba pedindo alimentos mais calóricos. Se não fizermos exercícios físicos para queimar essas calorias, é bem provável que cheguemos ao verão com peso maior, colesterol e glicemia mais elevados, aumentando os riscos para a saúde e também trazendo problemas estéticos", advertiu Aurélio.

Outro orientação desse profissional é que o frio nos faz ficar mais parados e encolhidos, o que permite o aumento do risco de desenvolver dores no corpo. Assim, os exercícios são essenciais e a sugestão é ter objetivos.

"Não é para dizer: 'Ah, vou fazer exercícios todos os dias às cinco horas da manhã', porque é bem difícil manter essa meta. Fazer atividades três vezes por semana, meia hora cada uma das sessões, já ajuda bastante", orientou Alfieri.

Acréscimos da importância dos exercícios físicos no frio

"Os exercícios mais indicados em dias muito frios realmente são aqueles que podem ser feitos em ambientes protegidos, que têm uma temperatura controlada, para deixar a atividade mais agradável e mais segura", comentou o profissional.

Além de desanimar os praticantes, o frio denota risco para saúde e assim é preciso considerar que o ar frio é mais seco, o que afeta mucosas e permite a vinda de microrganismos no corpo a partir da respiração. O corpo pode não conseguir esquentar o ar inspirado adequadamente conforme a temperatura.

Dessa maneira, é preciso praticar esportes com roupa adequada e manter a hidratação já que com o frio a tendência é beber menos água, o que impacta negativamente no funcionamento do organismo.

"Precisamos realmente preparar a musculatura, lubrificar as articulações e preparar o corpo para essa atividade, devido ao risco de lesão. Então, o aquecimento é fundamental", concluiu Alfredo Alfieri. 

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade