Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pressão alta: entenda quais são as causas da doença e como se prevenir

Saiba quais são os sintomas e causas da hipertensão, como é feito o diagnóstico e veja algumas dicas para auxiliar na prevenção da doença

6 abr 2023 - 16h46
(atualizado em 31/5/2023 às 18h44)
Compartilhar
Exibir comentários
O que a gente sente quando está com a pressão alta?
O que a gente sente quando está com a pressão alta?
Foto: Prostock-Studio

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. 

Apesar de existirem várias formas para um controle, ela não tem cura, porém o uso de medicamentos faz com que a pressão arterial retorne a valores normais. Por isso, é importante que sejam realizadas as consultas de rotina com o cardiologista.

O diagnóstico depende de aferições regulares. O tratamento inclui melhoria nos hábitos de vida, com adoção de alimentação mais saudável, redução do consumo de sal, prática de exercícios físicos e abandono do consumo do cigarro e álcool.

Se não tratada adequadamente, há alguns riscos associados a pressão alta como AVC, infarto, complicações na gestação e na terceira idade e outros.

No Brasil, 20% da população e metade das pessoas acima dos 65 anos sofrem de hipertensão arterial. Embora menos prevalente do que nos adultos, a doença também pode manifestar-se na infância.

O que caracteriza a pressão alta?

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, multifatorial. É o que chamamos de inimigo silencioso. É considerada uma pressão arterial normal/ótima até 120/80 mmHg, normal até 130/85 mmHg, e a partir de 135/85 mmHg é considerada limítrofe, e 140/90 mmHg ou mais já é alta de fato.

Qual a causa da pressão alta?

Existem várias causas, por exemplo: 95% são fatores genéticos (quando a pessoa nasce em uma família de hipertensos) e estilo de vida (que a hipertensão pode ser desenvolvida de acordo com o que a pessoa faz).

O que a gente sente quando está com a pressão alta?

99% das vezes não tem sintoma. Os sintomas podem vir de uma crise hipertensiva, que é quando a pressão sobe rapidamente, e pode ser caracterizada por dor no peito, falta de ar, tontura, desmaios, ânsia, vômito.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito medindo a pressão arterial, e essa medição deve ser feita por um profissional de saúde com experiência e que possa identificar corretamente.

Às vezes, é necessário fazer a monitorização ambulatorial da pressão arterial, que o indivíduo é monitorado por 24h, inclusive durante o sono, porque há quem apresente pressão alta somente à noite, enquanto dorme.

Como é o tratamento

Basicamente, existem medidas medicamentosas ou não. As não medicamentosas incluem atividades físicas, redução de peso, consumo mínimo de alimentos industrializados e processados (que são os maiores contenedores de sal, cerca de 76%). Reduzir o estresse e priorizar a qualidade de sono. Medicamentos fica a critério do médico, pois existem diversos remédios muito eficazes no mercado.

Como se prevenir

Manter um hábito saudável de estilo de vida (atividades físicas, redução de peso, consumo mínimo de alimentos industrializados e processados, reduzir o estresse e ter qualidade de sono).

O que é bom para baixar a pressão rápido?

Depende do que a pessoa está sentindo. Se for uma crise hipertensiva, é necessário que a pessoa vá para o hospital, e essa redução deve ser realizada devagar. Às vezes, reduzir drasticamente provoca mais dano do que deixar o nível de pressão elevado.

Quando a pressão alta é preocupante

É sempre preocupante, porque é silenciosa e provoca danos no cérebro, rins, coração e nos vasos de modo geral.

Fonte: Celso Amodeo, cardiologista do Hcor

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade