Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Preta Gil inicia novo ciclo de quimioterapia e faz alerta sobre câncer de intestino e colorretal

Cantora conscientiza sobre a campanha Março Azul

16 mar 2023 - 16h43
Compartilhar
Exibir comentários

Preta Gil iniciou o quinto ciclo de quimioterapia nesta quarta-feira (15) e diretamente do hospital, a cantora conscientizou sobre a campanha Março Azul, mês da luta contra o câncer de intestino e colorretal, doença que descobriu no início deste ano.

Preta Gil faz alerta sobre câncer no intestino
Preta Gil faz alerta sobre câncer no intestino
Foto: Reprodução/@pretagil

"Amores, hoje é dia de vestir azul! Estou no hospital fazendo meu quinto ciclo de quimioterapia, não tinha pijama azul, mas mesmo assim vim alertar para falar de um assunto importante com vocês! Hoje é dia da prevenção do câncer de intestino e colorretal junto com a @campanhamarcoazul!", disse.

A cantora falou sobre o seu diagnóstico e citou a importância do tratamento precoce. "Felizmente descobri ele em um estágio menos avançado. O diagnóstico precoce salva vidas. Se você tiver 45 anos ou mais e também casos na família, procure um médico e faça um preventivo o quanto antes para ficar tudo bem", aconselhou.

Preta também alertou para o cuidado com outras áreas do corpo. "Além disso, uma alimentação mais saudável e a prática de exercícios são sempre recomendáveis para essa prevenção. Nutrir nosso corpo de forma correta é realmente importante", ressaltou.

O que é o câncer de intestino?

É um tumor que se desenvolve no intestino grosso, chamado também de câncer do cólon e do reto. É uma doença que pode ser prevenida, pois quase sempre se desenvolve a partir de pólipos, que são lesões benignas que crescem na parede do intestino. Quando o pólipo é retirado evita-se que ele se transforme em câncer.

Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento deste câncer, como alimentação rica em gorduras e pobre em fibras; fumo; consumo frequente de bebida alcoólica; idade acima de 50 anos;  história de pólipos colorretais e de doenças inflamatórias do intestino.

Principais sintomas

Mudanças no hábito intestinal (diarreia ou prisão de ventre); sangue nas fezes, vontade frequente de ir ao banheiro, com sensação de evacuação incompleta; dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia.

Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos. Quanto mais cedo o câncer for tratado, maior é a chance de cura.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade