Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Preta Gil mostra como retomar atividades pode ajudar pacientes em tratamento de câncer

Oncologista e psicóloga ponderam que tudo depende da avaliação individual feita por equipe médica

20 jun 2023 - 16h54
Compartilhar
Exibir comentários
Preta Gil
Preta Gil
Foto: Reprodução/ Instagram @pretagil

Após o fim das sessões de radioterapia, Preta Gil deu mais um passo no retorno às atividades profissionais: a artista voltou a fazer shows, participando da turnê "Nós, a gente" no último fim de semana. 

Na ocasião, ela foi ovacionada pelo público que assistiu sua performance no palco do Qualistage, no Rio de Janeiro. A cantora é uma das backing vocals do grupo familiar.

Antes disso, Preta já havia voltado a frequentar o escritório da Mynd, empresa de agenciamento de artistas da qual é sócia. Sempre que se sente bem, ela também curte eventos e passeios ao lado dos amigos.

Na avaliação da psicóloga Larissa Fonseca, ações que visam a retomada da rotina, quando possíveis, são essenciais para pacientes em tratamentos complexos. "Para muitos, se desligar do dia a dia ou até não ter o que fazer faz com que o indivíduo se entregue a pensamentos negativos. E isso reflete no comportamento de entrega total à doença e falta de esperança na vida", lamenta a profissional, especialista em ansiedade, crise de pânico e burnout.

Por isso, a importância de manter a rotina e adotar atividades que façam o indivíduo se sentir bem. "Ajuda a perceber que há um sentido em estar viva e que ainda há muito por fazer na vida", complementa Larissa.

Isso dialoga com o que a própria artista tem exposto. Dedicada a dividir com fãs e admiradores seu progresso no tratamento, Preta Gil destacou a emoção de subir no trio de Ivete Sangalo duas semanas atrás. Ao lado da amiga, ela entoou o hit "Sinais de Fogo" e contou com apoio do público em São Paulo.

"Minha dose de cura (...) Obrigada por me mostrar que ainda sei fazer o que mais amo", declarou Preta ao publicar um vídeo do encontro no Instagram.

Perspectiva clínica

Do ponto de vista clínico, esse retorno ao posto de trabalho também é apoiado - a artista teve autorização da equipe médica que a acompanha para participar da turnê. Mas é preciso ponderar individualmente. 

"Cada caso é um caso. A liberação para todas as atividades físicas e profissionais vai depender da avaliação do médico, de acordo com a boa recuperação do paciente", lembra o oncologista Wesley Pereira Andrade. Para ele, o importante é ter cautela para evitar atividades extenuantes que esgotem o paciente ou propiciem situações desfavoráveis.

Cirurgia esperada

Além da radioterapia, Preta Gil também já passou por ciclos de quimioterapia venosa e oral. A próxima e esperada última fase de seu tratamento é uma cirurgia.

A cantora ainda não divulgou quando será o procedimento, mas Andrade pontua que a cirurgia costuma ser realizada entre 10 e 12 semanas após o término da radioterapia. "Para que dê tempo do efeito máximo da radioterapia, na perspectiva que ela tenha o efeito biológico esperado", esclarece o médico, mestre e doutor em Oncologia, além de mastologista e cirurgião oncologista.

Nesses casos, a recuperação depende também do tipo de procedimento — quanto maior sua extensão, maior o tempo para se recuperar. De acordo com Andrade, os pacientes levam cerca de dois meses para retomar as atividades profissionais no pós-operatório.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade