Procedimento pode acabar com riscos de cirurgia de olho a laser
Muitas pessoas têm receio de se submeter a cirurgias de olho a laser para correção de grau. Mas um procedimento utilizado no Japão e que acaba de chegar ao Reino Unido, o Lasik Xtra, promete eliminar o risco de infecções e de três complicações mais comuns relacionadas ao procedimento. Os dados são do jornal Daily Mail.
A aposta é utilizada após qualquer tipo de cirurgia a laser e leva apenas 90 segundos. Funciona por ligação cruzada das fibras dentro da córnea, tornando-as mais grossas e resilientes. O médico aplica um colírio contendo uma versão modificada de riboflavina (Vitamina B2) e, então, a ativa por meio de luz ultravioleta. "O tratamento é a coisa mais importante na cirurgia a laser nos últimos 20 anos. O procedimento assegura que o risco de desenvolver complicações de um tratamento a laser seja praticamente reduzido a zero", disse o cirurgião Bobby Qureshi, o primeiro a realizar o procedimento na Inglaterra.
Os três riscos combatidos são ectasia corneana (abaulamento da córnea), regressão da visão tempos depois e crescimento intraepitelial (em que células da camada de superfície do olho começam a crescer por baixo do corte da córnea).